Guastamacchia sagra-se campeão por antecipação

guastamacchia

O jovem Cláudio Guastamacchia (Ipiranga/Volkswagen/Nimix Monitoramento) sagrou-se campeão por antecipação na categoria Força Livre 2T na Copa Noturna da Amizade de Kart. No último domingo (06/10) ele terminou em quarto – seu pior resultado na temporada – na oitava e antepenúltima etapa disputada no Kartódromo Internacional de Aldeia da Serra (Barueri/SP) e passou a somar 193 pontos, 127 de vantagem sobre Ricardo Arantes, que venceu a prova, e não pode mais ser alcançado.
“É da hora ser campeão”, comemorou o rapaz de apenas 15 anos de idade. “Dedico este título ao meu pai, ao (Ricardo|) Serata e ao (Fernando) Tchê, que me deram todas as condições de andar sempre na frente em todas as provas”, completou.
No treino classificatório Cláudio Guastamacchia perdeu a pole position por apenas 28 milésimos de segundo para Ricardo Arantes, que viria a vencer a etapa. Na corrida, entretanto, o kart de Claudinho não teve um bom equilíbrio desde a primeira volta e com isto ele foi sendo ultrapassado até receber a bandeirada em quarto, quase ao lado do terceiro colocado.
“Quando cheguei no parque fechado é que descobri porque este foi o meu pior resultado do ano. O pneu traseiro esquerdo tinha um pequeno furo e com isso ele foi perdendo pressão aos poucos. Mas o importante que deu para ser campeão por antecipação”, relevou o piloto da Ipiranga/Volkswagen/Nimix Monitoramento, que durante o ano venceu seis provas, largou da pole position em quatro ocasiões e estabeleceu a volta mais rápida em seis etapas.
“Esta conquista de Claudinho foi graças ao talento e dedicação dele e de seus preparadores de chassi e motores, o Ricardo Serata e o Fernando Tchê, respectivamente, com o apoio irrestrito da Ipiranga e dos demais patrocinadores”, assinalou o pai-coruja Claudemir Fernandes, ex-piloto de Turismo e Protótipos.
Na categoria dos karts com marcha Cláudio Guastamacchia largou da quarta posição e depois que Matheus Iorio se firmou na ponta ele ficou brigando pelo segundo posto com Adriano Buzaid (ex-piloto da F3 Inglesa) e Fernando Baroudi, os quatro recebendo a bandeirada nesta ordem.
“A Shifter está muito equilibrada e competitiva. Mesmo chegando em quarto eu mantive a liderança no campeonato, mas a coisa está apertada. Vamos treinar mais e repassar todo o nosso equipamento, pois preciso voltar a andar na frente do Fernando (Baroudi), que me superou por uma posição nas duas últimas etapas”, preocupa-se o atual bicampeão da categoria, que sustenta a liderança da Shifter Graduados com 142 pontos, apenas um de vantagem sobre Baroudi.
Os cinco primeiros na classificação da categoria 2 Tempos Força Livre após 8 etapas: 1) Cláudio Gustamacchia, 193 pontos; 2) Ricardo Arantes, 66; 3) José Feliciano, 29; 4) Fabiano Augusto, 26; 5) Matheus Spacca, 22.
Os cinco primeiros na classificação da categoria Shifter Graduados após 8 etapas: 1) Cláudio Guastamacchia, 142; 2) Fernando Baroudi, 141; 3) Giulliano Forcolin, 127; 4) Adriano Buzaid, 101; 5) Matheus Iório, 74.