Honda de Sumaré chega aos 20 anos

A fábrica da Honda em Sumaré (SP) comemora 20 anos. A unidade foi inaugurada em 6 de outubro de 1997. A produção começou com a sexta geração do Civic, em um ritmo de 20 carros por dia. Hoje a unidade produz o sedã e outros quatro modelos: Fit (lançado em 2003), City (2009) e os utilitários esportivos HR-V (2015) e WR-V (2017). Hoje são montados a cada dia 550 carros. Durante essas duas décadas a fábrica de Sumaré montou perto de 1,7 milhão de automóveis.

De lá para cá a quantidade de funcionários saltou de 400 para cerca de 3,5 mil. A Honda foi a primeira fabricante de automóveis a se instalar na região e liderou o processo de estruturação de uma rede de fornecedores, com 33 empresas no início.
A fábrica ocupa um terreno de 1,7 milhão de metros quadrados e tem área construída de 225 mil m². Produz peças de aço estampado e tem as próprias áreas de solda, injeção plástica e pintura, além da linha de montagem e inspeção final de todos os automóveis.
A planta ainda concentra a unidade powertrain, responsável pela fabricação de motores, transmissões manuais e realiza dois dos principais processos: fundição e usinagem.
No acumulado dos 20 anos a Honda Automóveis já investiu mais de R$ 4,7 bilhões no Brasil. Entram nesse montante as melhorias feitas na linha de produção de Sumaré, os recursos direcionados ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, a construção do Parque Eólico em Xangri-Lá (RS) e também a segunda fábrica de automóveis, em Itirapina (SP), que está pronta desde abril de 2015, mas ainda não montou nenhum automóvel por causa da queda de vendas no mercado interno.

 

honda fabrica