A Hyundai revelou nesta quarta-feira, 7, a terceira geração do i30. A mais nova geração do modelo foi desenvolvida na Alemanha, país sede da marca na Europa. Com isso, a influência europeia no design do carro é evidente. Com linhas mais discretas que a geração anterior, o hatch tem um apelo maduro e com marcas tradicionalmente europeias. As novidades ficam por conta da nova grade hexagonal e dos faróis afilado.
O i30 recebeu também alterações na estrutura. A Hyundai apostou no uso de aços de alta resistência, o que possibilitou uma rigidez 22% maior e 28 kg a menos para o veículo, segundo a fabricante.
Na cabine as mudanças seguem a mesma tendência. Os detalhes são horizontais e modernos. O volante multifuncional conta com um novo design e com uma grande variedade de botões. O quadro de instrumentos não tem grandes alterações e deposita o charme na tradicional simplicidade. A tela de 8 polegadas está separada do painel de instrumentos, seguindo o padrão dos modelos mais novos da BMW, Audi e Mercedes-Benz. A central multimídia conta com suporte para Apple CarPlay e Android Auto.
Sob o capô, a marca aposta no turbinado, trazendo um inédito motor 1,4 litro turbo com injeção direta, capaz de produzir 140 cv de potência e 24,6 kgfm de torque. No entanto, as opções de motorização turbo não param por aí. Há também um 1.0, semelhante ao utilizado no HB20 turbo, mas que conta com injeção direta, que chega aos 120 cv de potência e 17,4 kgfm de torque máximo. A marca disponibiliza ainda uma versão 1.4 aspirada com 100 cv e 13,6 kgfm e um turbodiesel 1,6 litro com três opções de potência: 95, 110 e 133 cv. O câmbio varia de acordo com a motorização, podendo ser manual de seis marchas ou automatizado de dupla embreagem e sete velocidades.
A apresentação do modelo será feita durante o Salão do Automóvel de Paris. A Europa deve receber o modelo já em outubro, enquanto o mercado brasileiro ainda não tem previsão para a chegada do hatch.







