A Kia Motors Corporation anunciou hoje seus números de vendas globais de carros de passageiros (exportações, vendas domésticas e vendas de plantas da Kia fora da Coreia do Sul), veículos de lazer (Recreational Vehicles) e veículos comerciais para o ano de 2009, tendo atingido uma marca de 1.651.920 unidades vendidas, reforçando a posição da Kia como um dos fabricantes de automóveis que crescem mais rapidamente no mundo. Tal valor representa um crescimento ano a ano de 20,1%.
Por região, a Kia obteve aumento nas vendas em relação ao ano anterior na China (256.732 unidades vendidas, aumento de 69,9%), Coreia (412.752 unidades, 30,4%), mercados gerais (304.522 unidades, 16,2%), América do Norte (346.181 unidades, 11,3%) e Europa Ocidental (242.288 unidades, 7,7%).
Para o mês de dezembro de 2009, crescimentos significativos de dois dígitos nas vendas foram alcançados na China (35.010 unidades vendidas, crescimento de 107,0% em relação ao ano anterior), Coreia (46.523 unidades, 69,1%), América do Norte (23.693 unidades, 45,5%), Europa (28.073 unidades, 40,6%) e mercados gerais (29.417 unidades, 31,4%).
O modelo Kia mais vendido nos mercados do exterior em 2009 foi o Cerato, do segmento C (chamado de Spectra ou Forte em outros mercados), com 304.295 unidades vendidas. O Kia Rio, do segmento B, e o SUV Kia Sportage competem pelo segundo lugar, com 177.299 e 172.296 unidades vendidas, respectivamente. O cee’d, do segmento C, ficou em quarto lugar, com 124.389 unidades, e o Picanto completa os primeiros lugares, com 100.355 unidades.
Em termos de categorias de veículos vendidos no exterior, os veículos de passageiros e os de lazer tiveram aumento em 2009 de 16,6% (776.352 unidades) e 19,7% (428.512 unidades), respectivamente.
“O ano de 2009 foi mais um ano estelar para a Kia Motors. Transformamos os maus tempos da economia global em uma oportunidade para aumentar a participação de mercado em todas as regiões e ganhamos a confiança de muitos novos clientes com a nossa nova linha de veículos com estilo e eficiência de combustível”, disse Hyoung-Keun Lee, presidente da Kia Motors Corporation. “Estamos muito animados em continuar este ritmo em 2010 com a chegada da próxima geração de veículos Kia, e, enquanto isso, continuamos a elevar o perfil da marca Kia por meio de atividades de marketing, como o patrocínio da Copa do Mundo FIFA na África do Sul neste ano”.