Kia Ray Plug-in tem tecnologia de ponta

Já noticiado aqui no SPORT MOTOR, o conceito Kia Ray Híbrido Plug-in, revelado no Salão do Automóvel de Chicago 2010, demonstra que a Kia Motors está avançando no programa global de pesquisa  de combustíveis alternativos e conjuntos moto-propulsores, e na sua sub-marca chamada ‘EcoDynamics’, com intuito de desenvolver tecnologias inovadoras de redução de consumo de combustíveis e de emissões. Recentemente, a marca ‘EcoDynamics’ deu um grande passo a frente com a introdução do Kia Mohave Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV), seguido do Cerato LPI Híbrido, do Kia cee’d híbrido a gasolina e do Kia Sorento Híbrido twin-turbo diesel.

O conceito Kia Ray é uma união ousada entre design e engenharia, uma vez que o mundo exige veículos mais eficientes, que combinem linhas sofisticadas e elegantes com funcionalidade e economia de combustível. O Ray apresenta um sedã compacto futurista de quatro lugares baseado na plataforma do Kia Cerato e demonstra uma perspectiva de veículo híbrido plug-in da Kia. Projetado com pouco peso e materiais reciclados, bem como com células solares hexagonais embutidas no painel de vidro do teto que lhe dá iluminação extra ou sistema de controle climático, o Kia Ray é o quinto veículo do Centro de Design Kia da América (KDCA) em Irvine, Califórnia. Os mais recentes projetos da KDCA foram os premiados modelos Kia Soul, Cerato, Cerato Koup e novo Sorento.

O elegante e aerodinâmico Ray combina design e engenharia para uma máxima eficiência, incorporando superfícies limpas e lisas e minimizando bordas desnecessárias, possui um perfil fluido e traseira alongada sob uma tampa traseira ligeiramente elevada para reduzir o arrasto aerodinâmico, controles touch-screen, direção drive-by-wire, teto solar revestido de vidro e uma bateria de lítio-polímero – itens indicadores da tecnologia do futuro da Kia Motors. Como um híbrido plug-in, o Ray é projetado para alcançar distâncias de mais de 80 quilômetros usando seu motor elétrico com uma única carga, e tem um índice de economia de combustível de mais de 85,9 quilômetros por litro, e uma autonomia total de 1.200 km.

Como parte da marca ‘EcoDynamics’, da Kia Motors, o conceito Ray demonstra uma visão única para veículos que chamam a atenção para o objetivo de reduzir o impacto ambiental. Os modelos Kia que trarão a marca ‘EcoDynamics’ serão projetados para oferecer benefícios ambientais significativos. Estes veículos também terão um design esportivo, divertido de se dirigir e de forte apelo para os jovens de espírito.