Mercedes Classe M ganha importante prêmio de segurança

Mercedes-BenzM-Class
O Mercedes-Benz Classe M foi aprovado com sucesso no teste de colisões mais severo promovido pelo American Insurance Institute for Highway Safety (Instituto Americano para Segurança nas Estradas – IIHS), levando com isso o prêmio “Top Safety Pick+”. O utilitário esportivo premium já havia recebido anteriormente cinco estrelas nos testes do U.S. NCAP e Euro NCAP, em 2012. Com esta última conquista, o Classe M voltou a estabelecer as melhores marcase manteve sua posição de liderança em três dos mais importantes e exigentes rankings de segurança internacionais.
No desenvolvimento do Classe M, a Mercedes-Benz testou nada menos que 36 diferentes condições de carga em condições de teste reais. O processo incluiu abrangentes simulações durante a fase de desenvolvimento digital do protótipo.
Um novo elemento de classificação adotado pelo IIHS – uma organização apoiada por várias companhias de seguros de veículos – é o chamado “small-overlap test” (teste com pequena sobreposição). É realizado um teste de colisão frontal a 64 km/h com contato frontal de apenas 25%. O teste foi criado para simular um impacto frontal em que o motorista tenta desviar para a lateral, mas não consegue evitar o choque com o veículo que vem da direção oposta. Veículos modelo 2014 precisam passar neste teste para poderem receber o prêmio “Top Safety Pick”. Para conquistar o prêmio TSP+ – como o Classe M conseguiu – no total de cinco testes de colisão realizados pelo IIHS (frontal com 40% de contato, frontal com 25%, impacto lateral, efeito chicote e amassamento do teto), apenas no “small-overlap” um veículo pode receber a classificação aceitável , enquanto nos outros é necessário o conceito bom.
Por outro lado, a classificação do NCAP (New Car Assessment Programme) é baseada em outro índice de contato em caso de choque frontal: para o U.S. NCAP, por exemplo, o veículo é lançado contra uma barreira fixa a 56 km/h com contato dianteiro integral. Diferentemente, o impacto frontal no teste do Euro NCAP é feito contra uma barreira deformável, à velocidade de 64 km/h e com uma proporção de contato de 40%. É o chamado “offset crash test”, ou teste de colisão descentralizado.
Além disso, diferentes testes de impacto laterais e testes de segurança para crianças e pedestres fazem parte dessas classificações. O padrão dos sistemas de assistência também vem sendo incorporado nas avaliações.