Mercedes lança superesportivo AMG-GT

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O primeiro Mercedes foi um automóvel de corrida e seu sucessor mais recente leva esta herança adiante: com o novo Mercedes-AMG GT, a marca Mercedes-AMG de veículos esportivos está entrando em um segmento de destaque na área dos superesportivos, novo para a empresa. O GT é o segundo superesportivo inteiramente desenvolvido em casa pela Mercedes-AMG. Seu conceito de construção com motor dianteiro entre-eixos com eixo de transmissão e construção inteligente de baixo peso em alumínio cria a base para uma experiência de direção altamente dinâmica. Da mesma forma, seu motor AMG 4,0 litros V8 biturbo, inteiramente novo, reforça a performance característica da marca AMG. O primeiro motor para veículos esportivos com turbocompressores montados internamente (“hot inside V”) e lubrificação por cárter seco é configurado em duas versões de desempenho: GT, com 462 cv e GT S, com 510 cv. Segundo a marca alemã, o novo GT combina comportamento dinâmico e desempenho de primeira classe nas pistas de corrida com uma suprema praticidade para o uso diário, além de um nível de eficiência que estabelece novos padrões para o segmento. A peça central do Mercedes-AMG GT, o novo 4,0 litros V8 biturbo, responde instantaneamente com extrema força desde as rotações mais baixas, com uma performance extraordinária. Números como a aceleração de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e velocidade máxima de 310 km/h combinados à notável dinâmica de direção, sem dúvida alguma proporcionarão um desempenho extremamente veloz nas pistas.

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Os modelos:

  Mercedes-AMG GT S Mercedes-AMG GT
Cilindrada 3.982 cm³ 3.982 cm³
Potência 510 cv a 6.250 rpm (6.000-6.500 rpm*) 462 cv a 6.000 rpm
Torque máx. 650 Nm a 1750-4750 rpm (1.750-5.000 rpm*) 600 Nm a 1.600-5.000 rpm
Peso em ordem de marcha (EC) 1.570 kg** / 1.645 kg*** 1.540 kg** / 1.615 kg***
Relação potência/peso 3,08** / 3,22*** kg/cv 3,33** / 3,49*** kg/cv
Aceleração 0-100 km/h 3,8 s 4,0 s
Velocidade máxima 310 km/h**** 304 km/h****

* Com o pacote AMG DYNAMIC PLUS; ** Em ordem de marcha (tanque 90% cheio, sem motorista nem bagagem); *** Em ordem de marcha (tanque 90% cheio, com motorista (68 kg) e bagagem (7 kg); **** Limitada eletronicamente.

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4,0 litros V8 biturbo

O novo motor de alto desempenho entra em ação ao toque de uma tecla, que torna até mesmo o som da partida empolgante. O motor 4,0 litros V8 biturbo foi desenvolvido especialmente para o GT. O inovador motor de oito cilindros é o mais novo membro da família BlueDIRECT e proporciona uma empolgante potência, números de desempenho ao nível do automobilismo esportivo, construção leve e, ao mesmo tempo, alta eficiência e compatibilidade ambiental. Ele traz o característico som dos motores V8 da marca, juntamente com respostas imediatas e alto poder de impulsão. O novo V8 também se destaca por sua precisão nas reações, comparáveis às de um motor naturalmente aspirado. Um objetivo no desenvolvimento que os especialistas em motores da AMG colocaram como máxima prioridade e que demonstra sua considerável habilidade. O condutor irá realmente apreciar o motor AMG, que tem a designação interna M178, especialmente nos modos M (Manual) ou Race, graças à entrega linear de potência, que torna muito mais fácil levar o veículo ao seu limite. Como parte deste processo, a sofisticada unidade eletrônica de controle (ECU) analisa as condições instantâneas de direção e ajusta a resposta do acelerador de acordo com as forças laterais.

Com 3.982 cc de cilindrada, o V8 utiliza uma gama de tecnologias já presente no motor 2,0 litros do A 45 AMG, CLA 45 AMG e GLA 45 AMG – atualmente o motor produzido em série mais potente do mundo. Ambos os motores têm a mesma relação diâmetro x curso, que permite altas rotações. A injeção direta piezelétrica usada pela Mercedes-Benz é responsável pela formação da mistura ar-combustível. O processo de combustão dirigido por aspersão foi desenvolvido ainda mais em sua terceira geração, para atender a futuras exigências da legislação. O altamente eficiente e econômico motor AMG 4,0 litros V8 biturbo atende aos padrões de emissão Euro 6, inclusive quanto ao nível de emissões particuladas que entrará em vigor só em 2016.

“Hot inside V”

O novo motor AMG V8 tem dois turbocompressores que não são montados dos lados externos das bancadas de cilindros, mas dentro do V formado por elas. Os especialistas chamam isso de “hot inside V”, ou V interno quente. O benefício é um design mais compacto do motor, ótima resposta dos turbos e menores emissões do escapamento, graças ao fluxo de ar otimizado na direção dos conversores catalíticos montados junto ao motor. A lubrificação por cárter seco também garante o suprimento de óleo mesmo sob altas forças laterais e permite que o motor seja instalado mais baixo, levando o centro de gravidade para mais perto da pista e criando condições para uma alta aceleração lateral.  O novo Mercedes-AMG V8 biturbo é o primeiro motor de automóveis esportivos do mundo com ‘hot inside V’ e lubrificação por cárter seco.