Mercedes prepara mais um bólido para as pistas

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Com apresentação mundial prevista para o Salão Internacional de Frankfurt (IAA), na Alemanha, o conceito CLA 45 AMG Racing Series será uma prévia de mais um carro de corridas produzido pela Mercedes-AMG, paralelo ao sucesso mundial do SLS AMG GT3 “asas de gaivota”. Com uma herança genética ligada ao automobilismo esportivo, tecnologia competitiva e design espetacular e praticamente pronto para entrar em produção, o cupê de alta performance CLA 45 AMG Racing Series se destina ao disputado campeonato de veículos com motores turbinados com dois litros.
Havendo demanda suficiente, o CLA 45 AMG Racing Series, modelo quase pronto para produção, poderá participar de vários campeonatos internacionais, como séries nacionais monomarcas ou a série alemã VLN (Veranstaltergemeinschaft Langstreckenmeisterschaft Nürburgring – Associação dos organizadores de campeonatos de longa distância de Nürburgring).
As especificações técnicas mudarão de acordo com os regulamentos das provas e campeonatos. A potência do motor e a transmissão automática são variáveis, com opções de tração integral permanente ou tração dianteira na versão standard.

Design

Elementos típicos de carros de competição, feitos inteiramente em fibra de carbono (CFRP), tornam o já extravagante design do CLA 45 AMG de série ainda mais espetacular. Eles incluem novos conjuntos dianteiro e traseiro, para-lamas salientes e saias laterais. Além disso, pneus de corrida tipo slick reforçam sua impressionante largura. Graças às asas traseiras de fibra de carbono e às grandes aberturas para refrigeração do motor e dos freios, o CLA 45 AMG Racing Series causa uma forte impressão mesmo quando parado. Para uso na pista, os já muito bons atributos aerodinâmicos do cupê de quatro portas de alto desempenho são aprimorados ainda mais por componentes de fibra de carbono recentemente desenvolvidos. O conjunto dianteiro com um divisor aerodinâmico garante força de aderência adicional, da mesma forma que o difusor traseiro com três barbatanas e o defletor traseiro ajustável. A entrada de ar nas saias laterais à frente das rodas traseiras assegura o resfriamento efetivo dos freios posteriores. Aberturas de ventilação nos arcos das rodas nos para-lamas, que são alargados em seis centímetros de cada lado, aumentam a força vertical sobre os eixos dianteiro e traseiro. Fiéis ao estilo automobilístico, o capô e a tampa do porta-malas são equipados com presilhas de ação rápida. Em resumo, o DNA automobilístico da AMG, marca de performance da Mercedes-Benz, é reconhecido imediatamente por quem vê o CLA 45 AMG Racing Series.
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Segurança

Uma atmosfera funcional, típica dos carros de corrida, predomina no interior do carro. A gaiola de proteção contra capotagens é feita de aço de alta resistência. Um altíssimo nível de segurança é garantido pelo banco tipo concha P 1300 GT de fibra de vidro feito pela Recaro, preparado para permitir o uso do sistema HANS (Head and Neck Support – apoio para cabeça e pescoço), e o sistema de extintores de incêndio. No cockpit, o painel de instrumentos AMG mantém o piloto informado sobre a velocidade, rotação do motor e temperaturas de operação do motor e transmissão. O volante de competição, com borboletas para troca de marchas permite o perfeito controle do carro. O console central abriga controles adicionais, como o interruptor central para os sistemas eletrônicos e interruptores para os sistemas de luzes de alerta e extintores de incêndio.

Suspensão

A suspensão de corrida tem maior bitola na frente e atrás e permite numerosos ajustes para adequação a cada pista em particular. A altura da suspensão, dureza das molas e características dos amortecedores são ajustáveis, assim como a cambagem e convergência nos eixos dianteiro e traseiro. O sistema de frenagem AMG de alta performance com discos ventilados em todas as rodas é equipado com sistema antibloqueio. As rodas de liga leve AMG com raios em forma de cruz são equipadas com pneus de competição tamanho 265-660-18 desenvolvidos pela parceira Dunlop. Para reduzir as massas não suspensas, as rodas forjadas AMG de liga têm construção extremamente leve. A direção eletromecânica esportiva AMG sensível à velocidade ajuda a pilotar com agilidade. Trocas de pneus rápidas nas paradas nos boxes são viabilizadas pelo sistema pneumático de macacos integrado ao assoalho do carro.
Assim como ocorreu anteriormente com o SLS AMG GT3, o CLA 45 AMG Racing Series foi desenvolvido pela Mercedes-AMG em estreita colaboração com a HWA AG. A HWA é responsável pelo desenvolvimento e participação em corridas dos carros AMG-Mercedes DTM, em nome e em estreita colaboração com a Mercedes-Benz Motorsports. Pilotos profissionais, incluindo o embaixador da marca AMG Bernd Schneider, compartilharam o cockpit durante o programa de testes e desenvolvimento. A equipe HWA, que surgiu de dentro da AMG, é um dos times de maior sucesso no esporte automobilístico internacional. Dez títulos de pilotos na DTM e ITC, assim como duas vitórias gerais no Campeonato Mundial de GT da FIA, são uma prova convincente. Nenhuma outra marca ganhou tantas corridas e títulos na DTM como os carros da AMG-Mercedes.

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