Mercedes revela novo SL

Antônio Fraga

Seguindo os passos e o design do belíssimo Mercedes-Benz SLS, chega ao mercado mundial, no primeiro trimestre, o novo SL. Lenda entre os esportivos da marca alemã há mais de 60 anos, o novo SL é quase todo construído em alumínio o que colaborou para que seu peso fosse reduzido, em relação ao modelo anterior, em 140 quilos. Outra redução importante, pela rigidez do mercado europeu, o novo modelo vai ter um índice de quase 30% nas emissões de poluentes.

A frente do modelo segue a nova tendência da marca, com uma área frontal mais reta e mais clássica. Como em todas as gerações, destaca-se a estrela de três pontas cromadas. Praticamente tudo é novo, como por exemplo, os faróis, grandes e invadindo as extremidades da carroceria, e a substituição dos faróis de neblina por luzes diurnas com LEDs. O novo SL tem de serie o Intelligent Light System (ILS), que dispõe de cinco opções de iluminação, que se adaptam automaticamente.

O modelo ficou maior e mais largo, o que resultou em um aumento no espaço interno. Para aumentar o prazer que todo o Mercedes-Benz proporciona, o novo SL conta comdois tipos de suspensão. De série monta um sistema semi-ativo de amortecimento, podendo utilizar, opcionalmente, o sistema Active Body Control, totalmente adaptativo. Ambos se combinam com um sistema de assistência eletro-hidráulico variável.

O novo roadster tem teto retrátil, que se recolhe em menos de 20 segundos. Feito em magnésio, portanto mais leve, o teto pode ter três opções de acabamento.

O carro dispõe de muita tecnologia embarcada. O preço ainda não é oficial, mas na Europa, o modelo deve chegar com os seguintes preços: €94 mil para o SL 350 e €118 mil para o SL 500.

MOTORES. O novo Mercedes-Benz SL conta com duas opções de motorização: V8 de 4,6 litros e 435 cv e torque de impressionantes 700 Nm. O consumo entre estrada e cidade baixou em quase 22%. Já a versão SL 350 conta com um V6 de 306 cv e 370 Nm. Nesta versão, a redução no consumo é de 30% em relação ao modelo anterior.

Os dois modelos têm de serie o sistema ECO start/stop e transmissão automática de sete velocidades, a já tradicional 7G-Tronic Plus.