Mini comemora 60 anos de sucesso

Há 60 anos, a Mini revolucionou a mobilidade urbana ao oferecer um veículo compacto por fora e gigante por dentro, com soluções inteligentes na cabine, baixo consumo de combustível, visual diferenciado e dirigibilidade esportiva. Desde então, os modelos da fabricante britânica evoluíram, sem perder uma característica marcante desde o início das vendas, em 1959: o design único, original e carismático.

O pioneiro Mini clássico apresentou ao mundo um visual inovador, com faróis dianteiros e luzes auxiliares de neblinas circulares, separados por uma extensa grade trapezoidal. Os vincos no capô acompanhando o formato dos faróis, o para-brisas com caimento vertical e as portais laterais com desenho limpo e em vincos, arrematavam os fundamentos de um estilo único que perdura até os dias atuais.

Naturalmente, houve novas versões e carrocerias ao longo dos anos. Nascido de um esboço feito em um guardanapo de papel, o Mini clássico logo demostrou a dirigibilidade de um kart, mais tarde conhecida como “go-kart-feeling”, e venceu diversas competições de corrida nos anos 1960 graças ao John Cooper, mecânico de carros de corrida cujo sobrenome viria a batizar doravante tanto os motores da fabricante quanto as suas versões mais potentes e com visual mais apimentado.

Em 1991, o primeiro Mini conversível surgiu baseado no modelo clássico, com estrutura reforçada e um subchassi integrado. Para-choques dianteiro e traseiro específicos para o modelo, arcos das rodas alargados e adereços nos frisos da soleira conferiram-lhe uma aparência exclusiva. O para-brisas vertical permitia que o motorista e os passageiros percebessem que estavam ao ar livre assim que o teto fosse recolhido. Eixos situados bem perto das extremidades da carroceria, grandes caixas de roda, linha de ombro elevada e vários elementos de design marcantes não deixavam dúvidas quanto às origens do conversível de quatro lugares. E graças à capota retrátil, de formas precisamente definidas, os contornos tradicionais de um legítimo Mini eram instantaneamente reconhecidos com o teto fechado.