Mini Countryman ganha motor híbrido

mini-countryman

A mais nova versão do Countryman, da Mini, acaba de ganhar um novo propulsor híbrido. Estreia da marca neste seguimento, o Mini Cooper S E Countryman All4 conta com um motor de 3 cilindros a gasolina, de 1,5 litro turbo, associado a um motor elétrico. Juntos, eles geram uma potência de 224 cv, ou 165 Kw, e 39,3 kgfm de torque máximo. A média de consumo de combustível, de acordo com a marca, chega a 47,6 km por litro. O câmbio é automático de seis velocidades.

O modelo conta com a tecnologia sustentável eDrive BMW Group e um sistema de tração integral (all-wheel-drive) eletrificada. As rodas dianteiras são movimentadas por um motor a combustão e as traseiras pelo motor elétrico. A marca garante que o motor elétrico é capaz de rodar a velocidades de até 125 km/h, com uma autonomia de 40 quilômetros. A bateria de íon-lítio está posicionada à frente do motor elétrico, embaixo do banco traseiro. Ela pode ser completamente carregada em uma tomada convencional em até 3h15.

mini-countryman-2O modelo ainda conta com o sistema eDrive, que disponibiliza três modos de condução:

  • AUTO eDrive – Exclusivamente elétrica, com velocidade máxima de 80 km/h. Neste caso, o motor a combustão é acionado em velocidades mais elevadas, em particular ao acelerar repentinamente ou quando a carga da bateria cai abaixo de 7%.
  • MAX eDrive – Exclusivamente elétrica, a velocidades de até 125 km/h. Neste caso, o motor é acionado a velocidades mais altas ou em kickdown (quando se pisa no acelerador até o final do pedal).
  • Economia de bateria – Quando o veículo é movido pelo motor a combustão, a carga da bateria é mantida acima de 90% ou chega a este nível com a ajuda do motor elétrico.

As novidades não ficam apenas por conta do motor. O design também sofreu alterações. A dianteira ficou mais alta e ganhou faróis ovais. O para-choque agora conta com aberturas maiores e uma faixa em preto brilhante. Na traseira as lanternas ficaram mais estreitas e o para-choque repete a faixa horizontal em preto da dianteira.

O tamanho também teve mudanças. O modelo ganhou 20 cm no comprimento, 3 cm na largura e 7,5 cm no entre-eixos. O porta-malas conta com 450 litros, 100 a mais que a versão anterior. Com os bancos traseiros rebatidos, o porta-malas chega a 1.309 litros.

mini-countryman-3