Mod Center da Ford já modificou 300 mil

A Ford Caminhões comemorou o quarto ano de operação do Mod Center, Centro de Modificação do Produto instalado na fábrica de São Bernardo do Campo, SP, com a marca de 30.000 veículos modificados. Único centro do gênero a funcionar dentro da própria fábrica no Brasil, a unidade contribuiu para aumentar a flexibilidade e a eficiência da produção, viabilizando o fornecimento de veículos com configurações especiais.

Outra vantagem da unidade é a garantia do rígido controle de qualidade do produto. O sistema adotado nas suas operações é o mesmo da linha de montagem. Após o processo de modificação, 100% dos caminhões são auditados para certificação da qualidade. Em 2009, o número de veículos modificados no Mod Center cresceu 28%. Para 2010 a previsão é de um crescimento ainda maior, que levou à duplicação da área disponível para a montagem de modelos especiais. A área original foi ampliada em 2.460 metros quadrados e passou a ocupar 9.600 metros quadrados.

Hoje, do total de caminhões produzidos na linha de montagem 31% passam pelo Mod Center, o que representa uma média de 1.080 veículos/mês. Além da montagem de terceiro eixo nos modelos 6×2 e 6×4, item mais solicitado, ele oferece 115 tipos de modificação (kits) para os vários modelos de caminhões em produção. Entre eles, incluem-se a troca de pneus, troca da relação de eixo traseiro, instalação de tomada de força, instalação de acionamento remoto da tomada de força, instalação de engate para reboque, instalação de barra protetora do radiador, instalação de climatizador de cabine e substituição dos bancos de tecido por bancos de vinil, ou vice-versa.

Todas as modificações feitas no Mod Center só são aprovadas pela Engenharia da Ford Caminhões após a realização de exaustivos testes de durabilidade e performance. Novos kits encontram-se atualmente em processo de desenvolvimento para a futura ampliação dessa oferta.