A Ford desenvolveu um novo sistema de airbag que, além de aumentar a segurança do passageiro, é menor, mais leve, amplia o espaço interno e o conforto na cabine. Essa tecnologia única e patenteada permite que os airbags sejam instalados em novos locais dentro do veículo, dando mais liberdade aos projetistas. Sua primeira aplicação será no airbag de joelho do passageiro do novo Mustang, com lançamento no final do ano.
Feita de um novo tipo de plástico, a bolsa inflável fica integrada à tampa do porta-luvas e protege o joelho do passageiro da frente, como um airbag de joelho convencional montado sob o painel de instrumentos.
Para criar o novo airbag, os engenheiros da Ford desenvolveram e testaram materiais e técnicas de construção inovadoras. Diferentemente do airbag tradicional de tecido, o novo sistema usa plástico injetado flexível, ensanduichado na tampa do porta-luvas. Assim que um impacto é detectado e classificado pelo sistema de sensores, a bolsa é inflada em direção às pernas do passageiro, proporcionando amortecimento como um airbag tradicional de joelho.
Por ser integrado ao porta-luvas, na borda do painel, o novo airbag não precisa “viajar” tão longe como um airbag convencional de joelho, que infla em direção ao chão antes de se curvar para cima. Além disso, como distribui a carga de impacto sobre uma área maior, ele pode operar com uma pressão menor de enchimento.
O resultado é um design 65% mais leve e uma bolsa 75% menor que a convencional, com o mesmo nível de proteção para o passageiro. O sistema conta também com acabamento mais discreto, sem costuras ou cobertura visíveis, e dá flexibilidade aos designers para colocar o painel mais próximo do pára-brisa, aumentando a sensação de espaço na cabine.
Com o desenvolvimento do novo airbag de joelho do Mustang, a Ford registrou 15 patentes nos EUA, além de outras pendentes. Ele é um dos itens de tecnologia do veículo, que tem um total de oito airbags, o dobro do modelo atual: dois de joelho, dois dianteiros, dois laterais, além de dois de cortina no modelo fastback, ou dois de cabeça no modelo conversível, montados nos bancos.
O novo Mustang conta com sensores de impacto na frente, laterais e centro do carro, além de sensor de capotamento, para controlar o funcionamento dos airbags e pré-tensionadores dos cintos de segurança, que apertam ainda mais o cinto dos ocupantes dos bancos dianteiros em caso de acidente para mantê-los em uma posição segura.