MVC inaugura fábrica em Camaçari

A MVC, empresa brasileira líder no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente à Artecola e à Marcopolo, acaba de inaugurar uma unidade produtiva em Camaçari, BA. Inicialmente concebida para atender ao segmento eólico, a planta está fornecendo componentes para a Gamesa, um dos principais fabricantes mundiais desse sistema de geração de energia.

Segundo Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, a unidade faz parte do programa da empresa para ter operações mais próximas de seus clientes. A empresa iniciou a produção dos conjuntos de bicos (nose) de aerogeradores (conversores de energia eólica em elétrica) na fábrica em São José dos Pinhais (PR). Com a perspectiva de aumento no fornecimento, a nova fábrica proporciona como vantagem a maior velocidade de resposta e a redução expressiva dos custos de logística.

A planta foi projetada para ter capacidade de produção flexível e deverá gerar receita de R$ 8 milhões no primeiro ano. Até 2015, deverá chegar a R$ 40 milhões.   A nova fábrica tem 2 mil m² de área construída, capacidade para fabricar até 300 conjuntos/ano e produzirá bicos de aerogeradores e o corpo do gerador, parte integrada ao bico.

Os componentes são fabricados pelo processo de infusão com moldes fechados, apropriado para peças grandes – cada bico possui 4,2 m de altura – e alto teor de fibra. A tecnologia adotada pela MVC permite a obtenção de componentes com elevados padrões de qualidade, desempenho e acabamento superficial, maior resistência a intempéries e melhores propriedades mecânicas (resistência e durabilidade).

A MVC é reconhecida internacionalmente como empresa inovadora e de grande capacidade de aplicação de avançados processos e materiais no segmento de plásticos de engenharia. Desenvolve produtos com soluções completas e personalizadas para os mercados automotivo/transporte, indústria leve, energia eólica e de construção civil. Possui operações em São José dos Pinhais (PR), Caxias do Sul (RS), Catalão (GO) e Sete Lagoas (MG).