Nissan apresenta novo conceito de picape

EnGuard_01_5

A Nissan revelou um veículo totalmente novo durante o Salão do Automóvel de Hannover 2016, na Alemanha. O Navara EnGuard Concept é uma picape desenhada para operar como uma plataforma de resgate de vidas em alguns dos ambientes mais extremos do mundo.

Baseado na versão cabine dupla Tekna da picape Nissan Navara (que, no Brasil, é conhecida como Nissan Frontier) – o Navara EnGuard Concept apresenta muitos elementos de design feitos sob medida e melhoras na performance. O conceito também recebeu equipamentos adequados para o trabalho de recuperação de emergências e desastres, incluindo um drone para fornecer informações sobre os perigos que as equipes de resgate podem enfrentar.

O conceito também marca a estreia de um protótipo de conjunto de bateria portátil. Este pacote utiliza as mais testadas tecnologias de baterias para veículos elétricos Nissan LEAF e e-NV200.

EnGuard_01_11Quando parado, as baterias estão constantemente em modo de ‘carga’, utilizando a energia gerada pelo motor 2,3 litros diesel biturbo do veículo para garantir que estas estejam prontas para uso de emergência quando necessário. Cada uma é uma unidade de 2 kW e utiliza sete módulos de baterias dentro de uma carcaça de alumínio à prova de quaisquer condições climáticas.

Sendo baseado no grau de acabamento superior da Tekna, isto significa que o Navara EnGuard Concept vem com muitas características padrão que seriam úteis em uma situação de emergência. Estes incluem o sistema de navegação por satélite Nissan Connect para encontrar a rota mais rápida, melhor controle de clima dual-zone e bancos que se aquecem.

Também muito útil, o pioneiro sistema de câmeras 360 graus Around View Monitor, exibe imagem desobstruída tipo ‘olho-de-pássaro’ do veículo e do ambiente ao redor em uma tela. É uma ferramenta ideal para quem trabalha com resgate, permitindo a eles navegar por terrenos off-road complexos sem se atrasar por ter de sair do veículo.

Mecanicamente, o veículo também foi aprimorado. Como todas as Frontier, é construído sob um chassi endurecido, que, no entanto, se encaixa com um novo sistema de suspensão totalmente ajustável com buchas de nylon para aumentar a vocação off-road.

O executivo Philippe Guerin-Boutaud, Vice-Presidente Corporativo para Veículos Comerciais Leves da Nissan, afirmou que: “O Navara EnGuard Concept abre um novo capítulo na visão de Mobilidade Inteligente da Nissan, com o nosso compromisso de zero fatalidades e zero emissões. Nosso protótipo de pacote de baterias portáteis para veículos elétricos revela como a Nissan irá integrar a sua tecnologia de baterias EV de renome mundial e experiência em novos setores no futuro”.

EnGuard_01_29

 


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0