Uma coisa é verdade: depois que a Caoa assumiu a operação da chinesa Chery, as vendas cresceram muito e os carros vêm ganhando cada vez mais inovações e qualidade. Lançada há poucos meses, a nova geração do Chery Arrizo 5 é um bom exemplo disso. O carro ficou muito melhor graças à nova transmissão CVT (por incrível que pareça) que, simuladamente, tem nove marchas. A anterior era de sete. Ganhou também um novo e competente conversor de torque e uma recalibração no motor. O modelo também dispõe de dois modos de utilização, Eco e Sport, que o motorista pode selecionar num botão. Quando colocado no modo Sport, por meio de um botão, é fácil notar a melhor aceleração.
Durante nossa rápida avaliação, ficou claro que o modelo está mais silencioso e agradável de dirigir. Isso porque a redução das “primeiras marchas” deu um maior vigor nas arrancadas e com o “alongamento das últimas marchas” em 12%, caiu o ruído do motor. Por dentro, o modelo tem o necessário, mas é agradável, e na versão na qual andamos, o revestimento dos bancos é em couro sintético. O espaço interno é muito bom, tanto na frente como para os dois passageiros do banco traseiro. Mesmo com a coluna de direção ajustável apenas na altura, o motorista acha uma posição confortável.
Muito legal também é a tela digital do computador de bordo, com novas funções que ajudam muito o motorista, inclusive, com um aviso de fadiga, que alerta o motorista sobre a necessidade de um descanso.
O Arrizo 5 é bem sortido de equipamentos. Ele já vem com central multimídia com espelhamento de Android e Apple CarPlay, câmera traseira para auxiliar o estacionamento, chave presencial, e o motor é acionado por um botão no painel. Por segurança, o modelo tem controle de tração e estabilidade, freios a disco nas quatro rodas e seis air bags. A direção é elétrica e ficou mais firme, principalmente em velocidades mais elevadas.
Com o novo conjunto mecânico, o Arrizo 5 ficou mais ágil e melhor de andar na estrada. O melhor é que o consumo também diminuiu. Segundo números da fabricante, o modelo faz com etanol 7,6 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada. A novidade da nova transmissão chegou junto com uma nova recalibração do motor turbo 1,5 litro flex que desenvolve 150 cavalos, mas melhorou em 10% o seu torque máximo, que foi de 19,4 para 21,4 mkgf. Isso garante ao Arrizo 5 uma melhor aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos.
O Chery Arrizo 5 está disponível no mercado brasileiro em duas versões. A que andamos era a RTS, top de linha, com rodas de 17 polegadas, que custa a partir de R$ 83.590,00.