A Ford apresenta junto com o novo S-MAX, que estreia no Salão de Paris e começará a ser vendido na Europa no próximo ano, uma série de novas tecnologias desenvolvidas pela marca. O esportivo, com versões para cinco ou sete passageiros, tem a proposta de atender consumidores que precisam de espaço e praticidade, mas exigem sofisticação e não consideram as vans familiares como opção.
Entre as novidades, o modelo traz tecnologia de direção adaptativa, tração integral inteligente e uma gama de motores que inclui o novo 1.5 EcoBoost a gasolina. Será o primeiro veículo da marca no mundo com faróis de LED com sistema antiofuscamento e também inova na flexibilidade. Suas três fileiras de assentos permitem 32 combinações de espaço para passageiros e bagagem, incluindo rebatimento automático da segunda e terceira fileiras.
Com o lançamento do S-MAX, eleito o Carro do Ano em 2007, a Ford inaugurou um novo segmento no mercado, o chamado SAV (Sports Activity Vehicle), com características de desempenho e conforto similares às dos utilitários esportivos e um foco mais urbano. Desde então, já vendeu mais de 400.000 unidades na Europa.
Interior
O interior do S-MAX tem teto panorâmico de vidro, bancos com design que privilegia o espaço para pernas e materiais de acabamento resistentes para uso familiar intenso. Como opcional, pode vir com bancos dianteiros elétricos, resfriados, aquecidos e com função de massagem, feita por almofadas infláveis internas. Oferece direção aquecida e sistema de climatização com controles independentes para os passageiros de trás.
Além de sistema SYNC com comando de voz para telefone, entretenimento, clima e navegação e tela de 8 polegadas no console, tem a opção de uma tela de 10 polegadas e gráficos 3D no painel em vez dos instrumentos tradicionais. Airbags laterais na segunda fileira de assentos estão entre as novidades na parte de segurança e o porta-malas pode ser aberto ou fechado com um movimento do pé sob o para-choque.
Tecnologia
O novo S-MAX oferece mais de 16 recursos com câmeras, radares e dispositivos ultrassônicos para ajudar o motorista a controlar o veículo com segurança. A assistência de pré-colisão aciona os freios se uma colisão com o veículo da frente é iminente.
Os faróis de LED com tecnologia de iluminação adaptativa ajustam o facho às condições do ambiente. O sistema detecta veículos à frente, vindo ou indo na mesma direção, e baixa o facho para evitar ofuscamento sem tirar a iluminação de outras áreas.
Conta também com estacionamento automático em vagas paralelas ou perpendiculares, assistência de saída de estacionamento, alerta de tráfego cruzado, reconhecimento de sinais de trânsito, sistema de manutenção na faixa e câmera dianteira de visão 180º.
O piloto automático adaptativo tem um novo recurso inteligente que, além de manter uma distância fixa do veículo da frente, ajusta a velocidade ao limite detectado pelo sistema reconhecimento de sinais de trânsito, evitando multas.
A linha terá os motores Diesel 2.0 TDCi de 120 cv, com transmissão manual de seis marchas, ou 2.0 TDCi de 150 cv e 180 cv, com transmissão manual ou PowerShift. As opções a gasolina são o 1.5 EcoBoost de 160 cv, com transmissão manual, e 2.0 EcoBoost de 240 cv com transmissão PowerShift.
Sistema de carga regenerativa, Auto-Start-Stop e fechamento ativo da grade do radiador contribuem para aumentar a economia de combustível e reduzir as emissões.