Novo Cerato chega sofisticado e moderno

Nos bons tempos das importações, o Kia Cerato com motor 1,6 litro, chegou a ser um dos carros mais vendidos em sua categoria. Depois, prejudicado pelo programa governamental Inovar Auto, que aumentou os impostos e diminuiu as cotas de importação, o modelo ficou sem ser competitivo no mercado nacional. Agora mais bonito e com diversas modificações o modelo retrona ao mercado.
Fabricado na planta de Pesquería, no México, o novo Kia Cerato2.0 chega às concessionárias brasileiras no início de outubro, em duas versões: uma EX, por R$ 94.990,00, e uma SX, por R$ 104.990,00. Ambas possuem garantia de cinco anos ou 100 mil km.

Sofisticação

Inspirado no modelo Stinger GT, o novo Kia Cerato tem um apelo mais esportivo, mas sem deixar a sofisticação.
Por dentro, o Cerato também ganhou mais espaço e mais sofisticação. Nas duas versões disponíveis no Brasil, o sedã possui sistema multimídia com tela flutuante de 8”, colorida e sensível ao toque e painel redesenhado. A versão SX ainda possui ar-condicionado digital dual zone com filtro antipólen e design tipo turbina, com saídas de ventilação para os bancos traseiros. Os bancos possuem revestimento em couro e regulagens de altura e profundidade. O volante multifuncional possui controles do sistema de som e de chamada, do piloto automático e do computador de bordo.

A qualidade do acabamento pode ser conferida no revestimento soft touch do painel, nas maçanetas internas com padrão aço escovado e nos detalhes metalizados nos pedais e no descansa-pé da versão topo de linha.
Na versão SX, top de linha, dispõe de partida do motor acionada pelo botão Start/Stop, por reconhecimento da chave Smart Key. A tecnologia ainda permite o travamento e a abertura das portas e do porta-malas à distância.
O conectividade do Kia Cerato é moderna, com Bluetooth® com comandos de voz e conectividade de smartphones, por meio do Android Auto™ e do Apple CarPlay®, entrada auxiliar e USB. O sistema de som vem equipado com 4 alto-falantes e 2 tweeters.

Motor
O novo Cerato abriu mão do motor 1,6 litro e agora é equipado com um novo motor 2,0 litros, flex, de quatro cilindros, 16 válvulas, Dual CVVT que desenvolve até 157 cv a 6.200 rpm e torque de 19,2 kgm a 4.700 rpm, quando abastecido com gasolina. Com etanol, a potência sobe para 167 cv a 6.200 rpm e torque de 20,6 kgm a 4.700 rpm.
A transmissão é automática de seis velocidades, com opção de trocas sequenciais, além de quatro modos de condução: Comfort, Economy, Smart e Sport. Na versão SX, o paddle shift reforça a esportividade do modelo.

Estrutura
Durante o desenvolvimento do novo Cerato, os engenheiros trabalharam para aumentar a rigidez da carroceria, obtendo uma cabine mais silenciosa e proporcionado uma condução ainda mais aprimorada.
O novo design exterior também otimizou o potencial aerodinâmico, contribuindo com melhor eficiência energética. As evoluções no desempenho do acelerador e do freio garantem respostas mais suaves e uma distância de parada menor do que a geração anterior.
O modelo possui seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina); freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD; controles eletrônicos de tração (TSC) e estabilidade (ESC); direção elétrica progressiva; assistente de partida em rampa (HAC); câmera de ré com gráfico auxiliar de manobra; vidros elétricos com sistemas antiesmagamento e de subida / descida de um toque para o motorista; sensor de monitoramento de pressão nos pneus (TPMS); sistema imobilizador; destravamento automático das portas em caso de colisão; retrovisor interno eletrocrômico e retrovisores externos elétricos, com rebatimento automático, setas integradas de LED e aquecimento.