O carro mais vendido do mundo, o Corolla, ganha modelo SUV

O mercado de SUV é a bola da vez já faz alguns anos. É disparado o segmento que mais cresce. E todo mundo quer estar forte nesse nicho. Por isso, a Toyota prepara a chegada de mais um modelo ao mercado brasileiro: o Corolla Cross, mostrado esta semana na Tailândia. É a fome com a vontade de comer: o modelo mais vendido no mundo, o Corolla, com o queridinho segmento que mais vende na atualidade. Segundo informações, o novo integrante da marca será produzido na fábrica de Sorocaba, interior de São Paulo, no próximo ano.

Será fabricado na mesma plataforma do Corolla. Porém, os dois modelos são diferentes. O entre eixos do Corolla Cross é quatro centímetros menor do que o do sedã, mas exatamente igual ao do modelo que será seu maior concorrente, o Jeep Compass, ou seja, 2,64 metros. O Cross tem 4,46 metros de comprimento, 1,82 metro de altura e 1,62 metro de largura. Já o porta-malas conta com 487 litros de capacidade. O Compass oferece 410 litros. Na lista de equipamentos do modelo tailandês há frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, sete airbags, seletor de modos de condução, ar condicionado de duas zonas, central multimídia com tela de nove polegadas, farol alto automático, monitor de pontos cegos, câmeras com visão 360 graus e alerta de tráfego traseiro.

As versões de entrada serão equipadas com motor 1.8 de 142 cavalos de potência máxima. No Brasil, o novo modelo deverá receber o propulsor de dois litros flex de 177 cavalos. A Toyota anunciou para o Corolla Cross uma versão com motor híbrido, o qual combina o motor 1.8 de 98 cavalos a um motor elétrico somando 122 cv.