Depois de 26 anos, o Autódromo Internacional de Daytona, nos Estados Unidos, tem um novo “Rei da Velocidade”: o motor Ford EcoBoost V6 de 3.5 litros. Um protótipo pilotado por Colin Braun estabeleceu um novo recorde de volta mais rápida em Daytona, de 358,8 km/h. Além disso, registrou novos recordes mundiais nas provas de 10 milhas (média de 337,99 km/h) e 10 quilômetros (325,79 km/h), ambos partindo da imobilidade.
As marcas aguardam homologação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), mas o piloto e o carro da equipe Michael Shank Racing mostraram o desempenho do Ford EcoBoost V6. Com a nova marca de Daytona, foi batido o recorde vigente de 338,5 km/h, obtido por Bill Elliott em um Ford Thunderbird na fase classificatória para a prova Daytona 500 em 1987.
“Foi um grande desafio e a potência do novo motor EcoBoost falou mais alto. Foi incrível e chocante atingir a velocidade de 358,8 km, um resultado da força do motor e de toda a equipe que trabalhou para esse recorde, levando o carro ao limite”, disse Colin Braun, de 25 anos, que não era nem nascido quando Bill Elliott estabeleceu o recorde anterior.
EcoBoost V6 3,5 litros
O carro com o novo motor EcoBoost foi preparado para a prova pela Roush Yates Engines, parceira da Ford Racing. A Continental desenvolveu para ele pneus especiais, mais leves, com menor resistência ao rolamento e um composto mais duro que os modelos normais de competição. O motor de duplo turbo vai equipar o carro na temporada de 2014 do United SportsCar Championship, que começa em janeiro com a prova 24 Horas de Daytona.
“Essa conquista é um orgulho para a engenharia da Ford. Entregar um motor de corrida que usa basicamente tecnologia de produção e bater recordes de velocidade que estão nos livros há décadas é uma excelente forma de iniciar a participação do EcoBoost na próxima temporada”, diz Jamie Allison, diretor da Ford Racing
Michael Shank, chefe da equipe, ressalta que este é um trabalho dos últimos dez meses e vai evoluir ainda mais. “Estamos muito empolgados com o motor Ford EcoBoost. É uma tecnologia inovadora de produção aplicada em competição em pistas. Precisamos de mais iniciativas como essa nas corridas.”
Temporada 2014
A temporada 2014 da equipe Michael Shank Racing na United SportsCar Championship começou imediatamente após a quebra do recorde. A configuração do carro para circuito oval foi mudada e o time fez o primeiro teste na pista em que ele vai estrear em janeiro.
“O projeto do motor começou há cerca de dois anos e nos dá segurança na temporada que começa em janeiro. O EcoBoost é o estado da arte da tecnologia e sua versão para as corridas traz potência e alta eficiência no mesmo conjunto. Quebrar o primeiro recorde é algo que poderemos contar aos nossos netos um dia, mas vamos conseguir mais”, resume John Maddox, gerente do programa de competição da Roush Yates Engines.