O interior é o maior destaque do Duster 2016

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A Renault apresentou o novo Duster 2016 com algumas alterações de design, muita conectividade e um interior muito mais cuidado. O modelo manteve a aparência bruta, que transmite robustez, mas conta com novos para-choques dianteiro e traseiro, nova barra no teto, novas rodas, novos faróis dianteiros e as lanternas traseiras com LED. mas a maior virtude do novo Duster está mesmo no interior. O modelo que tinha um acabamento espartano, agora está bem mais aconchegante e bonito. É nítida a melhor qualidade dos materiais, tanto nos bancos, como nos demais revestimentos. Até o teto e as junções receberam melhorias. A região central do painel agora é em Black Piano, além do novo painel de instrumentos com nova iluminação.

Sobre conectividade, o Duster, que inovou no mercado ao oferecer o Media NAV em 2012, traz agora o Media NAV Evolution, com informações de trânsito em tempo real e possibilidade de acessar mídias sociais por meio de um aplicativo via smartphone, além de novas funções como: temperatura externa, o eco-coaching e o eco-scoring. O bom espaço interno, por sinal uma característica positiva da marca francesa, continua. O Duster acomoda razoavelmente cinco passageiros. Quatro vão folgados. Além de estar bem adaptado ao convívio urbano, o Duster tem características off road, com ângulo de entrada de 30º, ângulo de saída 34,5º e altura em relação ao solo de 21 cm.

Interior
Sem duvida o interior foi onde o Duster recebeu as maiores alterações. Novos tecidos, novas cores, novos acabamento central em Black Piano, novo quadro de instrumentos, entre outras novidades. Os bancos contam com novos desenhos, mais confortáveis e anatômicos, equipados com espumas mais espessas, que garantem mais conforto e ergonomia.

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O novo quadro de instrumentos agora possui iluminação branca com três mostradores: o conta-giros e o velocímetro, analógicos, e um mostrador digital, com indicador do nível de combustível e computador de bordo multifuncional. Ele permite ao motorista verificar o consumo médio e instantâneo de combustível, a autonomia, volume de combustível consumido, a velocidade média e a quilometragem total e parcial na viagem. O indicador de trocas de marchas, Gear Shift Indicator (GSI), auxilia o motorista a dirigir de forma econômica e eficiente, onde sugere ao motorista quando deve reduzir ou aumentar a marcha para melhor aproveitar as características do propulsor.

No painel central, a moldura em Black Piano, que envolve o Media NAV, dá um toque de modernidade ao acabamento. Para a acomodação e organização de pertences, o modelo ganhou novos porta objetos nas portas, no painel e no console central.

São três diferentes tecidos conforme as versões e na versão 4X4 temos o acabamento do painel de instrumentos é sempre na cor marrom e, ainda, há a opção de bancos em couro também na tonalidade.

Na parte traseira, o porta-malas de 475 litros, agora é equipado com tampa rígida e dobrável, facilitando o acesso aos objetos e apoio na parte superior do compartimento.

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O Duster 2016 traz piloto automático com limitador e controlador de velocidade e vidros com acionamento elétrico traseiro na versão Dynamique. A lista de itens de série inclui airbags duplos, freios ABS, direção hidráulica, sistema CAR (travamento automático a seis km/h), computador de bordo com seis funções, abertura interna do tanque de combustível e novo volante ergonômico.

Motorização

 

As motorizações 2.0 16V e 1.6 16V são as mesmas, mas têm novidades. O motor de dois litros 16 válvulas agora conta com mais 6 cavalos e agora tem 148cv a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e 143cv a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina. Também houve ganho de 1 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 18,8 kgfm a 2.250 rpm, quando abastecido com etanol, e ganho de 0,6 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 17,9 kgfm a 2.250 rpm quando abastecido com gasolina. No motor 1,6 litro 16 válvulas houve ganho de 1,0 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 14,6 kgfm a 2.500 rpm, quando abastecido com etanol, e ganho de 0,5 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 14,1 kgfm a 2.500 rpm quando abastecido com gasolina. Todas as versões contam com câmbio manual de cinco velocidades. E para ajudar o motorista a economizar, o modelo é equipado com a função EcoMode, que pode ser acionada por meio do botão localizado no painel. Quando acionada, a função limita a potência e o torque do motor, e reduz a potência do ar-condicionado, o que permite uma redução de 10% no consumo de combustível.