O modelo mais atraente da JAC chega ao mercado

Foto Legenda 01

Já escrevi isso aqui, mas vou pedir a licença de escrever de novo: se você tem preconceito com relação aos carros chineses (falando de algumas poucas marcas), reveja seus conceitos. O lançamento do JAC T6 é um bom motivo para isso. Apresentado oficialmente no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em 2014, onde se destacou como uma das principais novidades da marca, o T6 estreia agora oficialmente no mercado brasileiro. Em seu primeiro Sport Utility Vehiche, vulgo SUV, lançado no país, a JAC Motors buscou ter um modelo bem acabado e atraente. Mas falta uma coisamuito importante no segmento: a transmissão automática. Se tivesse, seria imbatível, pois o modelo é bonito, acabamento agradável e preço abaixo dos concorrentes. Embora seja oferecido na faixa de preço de SUV’s compactos – a partir de R$ 70 mil –, como Ford EcoSport e Renault Duster, além dos estreantes Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008, o JAC T6, a julgar por suas dimensões, pode até brigar com concorrentes maiores. O modelo chinês possui 4,475 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,67 m de altura e 2,645 m de distância entre-eixos, o que garante, por exemplo, a acomodação de três adultos no banco traseiro com conforto. Assim como os primeiros carros da JAC Motors vendidos no Brasil, que inovaram ao oferecer carros populares e completos, o JAC T6 também traz inovações para o seu segmento. Inédito em carros dessa categoria, o sistema multimídia da Foxconn (opcional), totalmente intuitiva e em português, possui conexão HDMI e Bluetooth, leitor de MP3, entradas USB, SD Card e Auxiliar. A novidade fica por conta da função “Link”, que permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablet através do touchscreen da tela HD de 7 polegadas.

T6-1

Essa flexibilidade permite utilizar e operar aplicativos como o Waze, verificar e-mails ou acessar o Facebook, e até visualizar o álbum de fotos do seu celular, diretamente do painel do carro. Outro diferencial são os faróis projetores com regulagem elétrica de altura, que compõem uma exclusividade em sua categoria.

Muito versátil graças a sua boa altura do solo (21 cm), o JAC T6, segundo a importadora, tem boa relação com pisos acidentados, graças à moderna plataforma desenvolvida especialmente para o modelo, mas que previu, desde o início, ajustar sua performance prioritariamente onde o modelo seria usado por seus clientes: no “on road”.

Configurado para atender aos anseios de uma família de até cinco pessoas, o novo integrante da família JAC Motors possui porta-malas de 610 litros de capacidade, que ainda permite expansão com o rebatimento do banco bipartido traseiro.

T6-5

O motor do T6 é outro ponto positivo do SUV. Trata-se de um 2.0 16V VVT JetFlex, com cabeçote construído em alumínio. Este propulsor gera 155 cv e 160 cv, ambos a 6.000 rpm quando abastecido com gasolina e etanol, respectivamente. Assim como todos os modelos da JAC equipados com o sistema Jet Flex, não utiliza o tanquinho de gasolina para as partidas a frio, devido a um sistema de pré-aquecimento do combustível – neste caso, o etanol – e que elimina a necessidade de executar a partida com gasolina do reservatório extra.

Graças ao comando de válvulas variável (chamado de VVT pela JAC), o SUV tem disposição de sobra em todos os regimes de rotações, com destaque nos baixos e médios regimes. Seu torque máximo de 20,6 kgfm é obtido com apenas 3.000 giros e se mantém estável até 4.500 rpm.

A receita garante consumo moderado de combustível, propondo um simples e eficiente recurso para auxiliar na redução de gastos: no centro do velocímetro, o T6 indica a marcha que está engrenada instantaneamente e “avisa” ao condutor o melhor momento de trocá-la para uma marcha acima ou abaixo. Esse conjunto é assessorado por uma caixa de câmbio manual de 5 marchas, com tração dianteira.

A suspensão independente, por sua vez, garante boa estabilidade e conforto ao T6, além de robustez. Não foi à toa que o modelo rodou quase 1 milhão de quilômetros por todo tipo de terreno em estradas brasileiras antes de chegar ao acerto final de carga de molas e amortecedores, visando a adaptação mais condizente à realidade de uso no país. O sistema conta com McPherson na dianteira e multilink na traseira, com barras estabilizadoras em ambos os eixos.

Já o conjunto de freios traz discos nas quatro rodas com ABS e EBD. As rodas são de liga leve aro 17” e têm desenho exclusivo, calçando pneus 225/60 R17. A direção oferece assistência elétrica progressiva, o que garante maior conforto e segurança ao dirigir sem subtrair potência do motor como nos sistemas hidráulicos.

T6-2

 

O modelo é bem equipado com diversos itens de comodidade, o T6 vem com vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, sendo que os retrovisores podem ser rebatidos com um simples toque em uma tecla – opcional. Os quebra-sóis oferecem espelhos e luzes de cortesia. No console, o carro oferece tomada 12 V e conexão com USB. A lista de itens de conveniência e segurança prossegue com travamento automático das portas a 15 km/h, sensor de estacionamento com câmera de ré (direcionável de acordo com o ângulo de esterçamento das rodas dianteiras) e volante multifunções com regulagem de altura.

O design foi todo desenvolvido no centro de design da JAC, em Turin, na Itália. O SUV ganhou linhas modernas e imponentes, com apliques cromados por toda a grade e ao redor do vidro, além de repetidores de seta nos retrovisores. Também traz itens como faróis com projetor e regulagem elétrica de altura e acendimento automático, que inclui o funcionamento automático durante 30 segundos após o motor do carro ser desligado.

Preços

JAC T6 – R$ 69.990

Pacote 1 – Barras longitudinais no teto / retrovisores pintados na cor da carroceria / maçanetas cromadas / frisos laterais cromados / retrovisores externos com rebatimento elétrico – R$ 71.990

Pacote 2 – Pacote 1 + câmera de ré / kit multimídia com mirror link – R$ 75.670