Deveria ser sugerido o tema para a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), entre as três melhores do Brasil e uma das melhores do mundo, porque lá tudo vira discussão e teses. De lá também saem muitos avanços para a ciência e até mesmo para a indústria automotiva. Por qual razão, a PSA (associação das marcas francesas Citröen e Peugeot) não decola?
Afinal, é fato que a PSA tem hoje um dos portfolios mais modernos e competentes do mercado nacional. Quem andou de Peugeot 3008 e 5008 sabe muito bem do que estamos falando. Os carros são maravilhosos em termos de tecnologia, motorização e conforto. Fora que o design é muito atraente. Aliás, uma característica da marca.
Se formos para Citröen, também. A verdade é que diversos erros do passado e, principalmente, a falta de compromisso para ir combatendo os boatos e as crendices que o mercado tão apaixonado gera. Exemplos: que os carros perdem muito valor de revenda: não é verdade pelo que vemos no mercado; que a manutenção é cara e faltam peças: não é verdade, pois sempre foram mais ou menos nivelados com as demais marcas; que são carros frágeis: também não é verdade, pois há carros no mercado com mais de 20 anos rodando perfeitamente.
Sem dúvida, as administrações anteriores das marcas têm muito a ver com isso. Agora, um trabalho competente tenta reverter esse quadro. Mas não é fácil.
Novo 2008
Demorou, mas já está à venda a nova geração do 2008. O suv de entrada da marca, que é produzido em Porto Real, RJ, ganha um design mais moderno e agressivo e foge do “irmão” europeu. As novas linhas “riscadas” no centro de estilo da marca no Brasil fizeram mudanças, principalmente, em um novo para-choques, grade, faróis e no logo, o tradicional leão em pé, que agora sai do capô, também como novas linhas, e vai para a grade. O modelo ficou muito mais imponente e harmonioso. O novo para-choque também permitiu que o ângulo de entrada aumentasse para 23º. A traseira quase não teve mudanças, assim como o interior. Confortável, quatro pessoas vão bem instaladas.
Moderno, o interior conta com a inovação lançada no 208, i-Cockpit, com painel elevado e volante pequeno e esportivo de maravilhoso e de empunhadura espetacular, ar-condicionado de duas zonas e central multimídia elevada com Apple CarPlay e Android Auto. Os tecidos e revestimentos são novos.
O 2008 conta com as motorizações usadas em outros modelos da marca e no Citroen C4 Cactus.
Há mais uma novidade para a linha 2008: acabaram os câmbios manuais. Por quê? Porque as vendas dos modelos com esse câmbio chegam a algo em torno de 5% das vendas totais. Assim, a versões de entrada contam com o motor aspirado de 1,6 litro com 118 cv e câmbio automático de seis marchas. O desempenho atende à finalidade a que se propõe, mas falta um pouco mais de disposição. Agora, com o motor de 1,6 turbo THP a conversa é outra. Com 173 cavalos e câmbio de seis marchas, a coisa muda. O modelo fica esperto e muito agradável de dirigir. Mas esse último, só no segundo semestre.
Preços do Peugeot 2008 2020:
Peugeot 2008 Allure 1.6 aspirado AT6 (R$ 69.990): direção elétrica, ar-condicionado manual, luzes diurnas em Leds, 4 airbags (frontais e laterais), conjunto elétrico (vidros, travas e retrovisores), piloto automático, central multimídia de 7″ com espelhamento de smartphones, rodas de 16″ com calotas;
Peugeot 2008 Allure Pack 1.6 aspirado AT6 (R$ 79.990): Allure + faróis de neblina, rodas de 16″, volante em couro, câmera de ré e alarme;
Peugeot 2008 Griffé 1.6 aspirado AT6 (R$ 89.990): Allure Pack + 6 airbags (adiciona os de cortina), ar-condicionado de duas zonas, teto panorâmico, sensor de chuva e de luz, sensor de estacionamento traseiro, freio de mão “tipo aviação” e bancos em couro;
Peugeot 2008 Griffe THP AT6 (R$ 99.990): Griffé + motor turbo, Grip Control, controles de tração e estabilidade, luzes de curva e acabamento em preto piano. Sistema de som JBL para os 50 primeiros reservado, com entrega no segundo semestre. Preço do THP sem o som JBL será divulgado posteriormente.
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Veja o programa Peugeot Total Care com que a marca francesa pretende reverter o mau posicionamento da marca:
Compromisso #1 | Em serviços de Revisões agendadas, a Peugeot entrega o veículo em até 24h. Se não cumprir, o cliente não paga. |
Compromisso #2 | Se o valor da fatura for diferente do valor informado no orçamento, a Peugeot paga a diferença. |
Compromisso #3 | Transparência nos preços das Revisões Preço Fixo – a marca cumpre o que promete. |
Compromisso #4 | Controle de qualidade em 100% dos veículos que passam nas oficinas. |
Compromisso #5 | Apresentação de todas as peças substituídas do veículo, no momento da entrega. |
Compromisso #6 | Entrega do veículo na data e hora combinada. |
Compromisso #7 | Entrega do veículo lavado após a revisão. |
Compromisso #8 | Empréstimo de outro veículo Peugeot nos casos em que o reparo ultrapasse mais de 4 dias, mesmo se o veículo se encontre fora da garantia. |
Compromisso #9 | Garantia de serviço de reboque gratuito, 24h por dia, durante 8 anos, em casos de pane ou colisão. |