Acaba de chegar à rede de concessionárias Peugeot a mais nova versão da Boxer Minibus. A carroceria Longa Teto Alto, além de oferecer ainda mais espaço aos passageiros por seu teto elevado, ganha também em conforto ao disponibilizar ar-condicionado com duto central. A vantagem desse sistema é refrigerar a cabine de forma mais rápida e eficiente, pois conta com três saídas independentes para cada uma das quatro fileiras de bancos do modelo, que transporta até 16 passageiros.
Vidros e travas elétricas foram integrados à lista de equipamentos de série, que conta ainda com direção hidráulica, porta corrediça lateral, barra de proteção lateral, tacógrafo, encosto elevado dos bancos traseiros e bancos revestidos em tecido e vinil. Essa versão passa a dispor de sistema de freios ABS e airbag para motorista como itens opcionais.
O modelo Longo Teto Alto se junta a outras cinco configurações diferentes para o transporte de cargas (Furgão) e passageiros (Minibus), divididos da seguinte forma:
Boxer Minibus 16 lugares Médio Teto Baixo 330 M
É a versão utilizada no transporte de passageiros em curtas distâncias, essencialmente no transporte urbano ou de turismo. Ganhou vidros e travas elétricas e, como opcionais, ar-condicionado, ABS e airbag para motorista.
Boxer Furgão Curto Teto Baixo 330 C
Versão de entrada entre as opções para transporte de carga, com compartimento de 7,5 m³ de capacidade.
Boxer Furgão Médio Teto Baixo 330 M
Esta versão é 350 mm maior do que a versão de entrada, o que lhe permite 1,5 m³ de capacidade de carga a mais (9 m³). Agora vem com ar-condicionado de série.
Boxer Furgão Longo Teto Alto 350 LH
Com um entre-eixos maior (3.700 mm, ante 3.200 mm da versão anterior), é muito versátil por permitir mais opções de uso e configurações. O teto elevado permite ao compartimento de carga chegar a 12 m³, garantindo o transporte de volumes maiores. Conta com os opcionais ar-condicionado, ABS e airbag para motorista.
Boxer Furgão Longo Teto Alto 350 LH Vitré
Como diferencial, a versão Vitré apresenta um grande compartimento de carga envidraçado e, graças a esse espaço, é muito utilizada para transformações, por meio de empresas especializadas, em diferentes configurações.
Todas as versões da Boxer são equipadas com o motor 2.3 HDi, um propulsor moderno e dotado de alta tecnologia que combina ótimo desempenho, menor consumo de combustível e menor índice de emissão de poluentes. Esse novo motor foi especialmente desenvolvido para atender a resolução nº 415 do Conama, que estabelece novos limites de emissões de poluentes e materiais particulados (implantação da fase 6 do Proconve – Euro, em vigor desde janeiro de 2012).
Interior funcional
Ergonômico e funcional, o painel da Boxer oferece ao condutor uma visualização fácil e rápida dos instrumentos. De fundo preto e elementos de marcação iluminados em vermelho, oferece velocímetro e conta-giros analógicos, hodômetro total e parcial, relógio digital, aviso de farol aceso (alto e baixo) indicados com luz azul, indicador da pressão do óleo, conta-giros, entre outros, permitindo uma identificação rápida e eficaz de todas as funções.
A praticidade do habitáculo pode ser notada também na prancheta com presilha para papel, localizada na parte central superior do painel, que facilita o trabalho do usuário quando necessita consultar mapas, notas fiscais ou outros documentos.
A cabine possui outras facilidades, como porta-luvas com porta-copo embutido e outros três porta-objetos, portas com compartimentos, tacógrafo digital (item de série na versão para passageiros) e bancos dianteiros bipartidos que acomodam três ocupantes.
Suspensão e freios
A suspensão dianteira é independente, tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores à geometria triangular, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos com fixação elástica na carroceria. Na parte traseira a suspensão é composta por um eixo rígido tubular, com mola de uma lâmina longitudinal, o que contribui para a aderência e melhor dirigibilidade do veículo, carregado ou não, em qualquer tipo de piso. Os amortecedores são hidráulicos e telescópicos verticais.
A direção é hidráulica com comando a pinhão e cremalheira e os freios são a disco nas quatro rodas (ventilados nas dianteiras). A capacidade do tanque de combustível é de 80 litros, o que garante uma excelente autonomia ao utilitário.
Segurança
Os equipamentos disponíveis de série no Peugeot Boxer também fazem deste veículo um dos mais completos do segmento. O cinto de segurança dianteiro é de três pontos, retrátil, com regulagem de altura e bloqueio de folga para os assentos laterais e abdominal para o ocupante do assento central. A carroceria é construída com deformação progressiva e o veículo conta com corte de alimentação de combustível em caso de acidentes.
Além disso, possui chave de ignição codificada, lanterna traseira de neblina integrada, limpador de para-brisas dianteiro com duas velocidades e intermitência, piscas laterais, retrovisor interno dia e noite, retrovisores externos bipartidos para facilitar as manobras de estacionamento, apoios de cabeça dianteiros, alças de segurança para os passageiros dos bancos dianteiros e ganchos para reboque dianteiro e traseiro.
Na versão para passageiros, os bancos a partir da segunda fileira trazem encostos elevados e cintos de segurança abdominais.
Conforto
Outro destaque do Peugeot Boxer são os itens que facilitam a vida a bordo para seus usuários. Direção hidráulica, apoios de braços nas portas dianteiras, reciclagem de ar com ventilação forçada com quatro velocidades e aquecimento (para o ambiente e para desembaçar vidros em dias de temperatura mais baixa), banco do motorista regulável em inclinação e distância e com revestimento em tecido e vinil estão entre eles. Há também um compartimento para garrafas e outro para objetos na porta do motorista, para objetos no painel e sob o banco do passageiro.
Além disso, o modelo apresenta para-sol com porta-documentos para o motorista e passageiro, luzes de cortesia na dianteira e na traseira, luzes de leitura dianteira, gancho para suporte de cabides, ganchos para amarração de bagagem na parte traseira, pré-disposição para rádio e porta corrediça lateral.
Tabela de preços:
Furgão
Boxer 330 C: R$ 77.390
Boxer 330 M + ar-condicionado: R$ 84.990
Boxer 350 LH: R$ 86.790
Boxer 350 LH ABS + airbag + ar-condicionado: R$ 94.290
Boxer 350 LH VITRE: R$ 87.990
Boxer 350 LH VITRE ABS + airbag: R$ 90.490
Minibus
Boxer 330 M: R$ 87.990
MB Boxer 330 M ABS + airbag + ar-condicionado: R$ 95.990
MB Boxer 350 LH + ar-condicionado: R$ 102.490
MB Boxer 350 LH + ABS + airbag + ar-condicionado: R$ 104.990
Equipamentos
Ar-condicionado Furgão: R$ 5.000
Ar-condicionado Minibus Teto Baixo R$ 5.500
ABS + airbag: R$ 2.500