A Pirelli será a fornecedora de pneus do Porsche GT3 Cup Challenge a partir de 2014. A fabricante de pneus chega ao campeonato da Porsche em um ano de grandes mudanças, já que as duas categorias da competição (Cup e Master) terão carros novos nesta temporada.
Com a troca dos pneus e dos carros, os pilotos do Porsche GT3 Cup Challenge terão um período de adaptação para descobrir os segredos do novo pacote técnico. A categoria Cup terá os novos Porsche 911 GT3 Cup da geração “991”, utilizados em 2013 na Porsche Supercup (campeonato internacional que utiliza as datas da Fórmula 1) e disponibilizados para as demais séries monomarca da Porsche a partir deste ano. A Challenge passa a contar com os 911 GT3 Cup “997 II”, mais potentes e modernos que os “997 I” utilizados entre 2011 e 2013. “Com carros novos e pneus diferentes, os pilotos vão ter que ‘zerar’ as referências anteriores e redescobrir a melhor maneira de andar no limite”, explica Dener Pires, diretor do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil.
Dener explica não ser possível fazer comparações entre os pneus Pirelli e os utilizados até 2013, fabricados pela japonesa Yokohama. “Eles têm medidas, compostos e técnicas de construção diferentes”, esclarece. Os primeiros testes, realizados no autódromo de Interlagos, mostraram a necessidade de alterar ajustes do carro, principalmente geometria e altura da suspensão, para que os novos pneus trabalhem nas condições ideais. “Cada pneu tem sua característica. O acerto de carro que se mostra bom para um pneu pode não ser ideal para outro”, prossegue.
Dener menciona ainda a ligação histórica entre a Porsche Supercup, o campeonato monomarca que acompanha o calendário da F1 na Europa, e a Pirelli: “Nos primeiros anos da Supercup, a Pirelli foi a fornecedora oficial de pneus da categoria. Hoje, esta parceria é retomada aqui no Brasil. Tenho certeza de que vai ser muito frutífero para as duas partes”.
Max Wilson e Nonô Figueiredo, pilotos de Stock Car e pilotos consultores do Porsche GT3 Cup Challenge, foram os responsáveis pelos primeiros testes com os pneus Pirelli, em Interlagos. Foram feitos três stints, cada um com um acerto diferente, tendo como parâmetro inicial o utilizado pela Porsche Supercup. “O objetivo foi conseguir um acerto que deixasse o carro neutro”, explica Vinicius Quadros, um dos engenheiros de pista da categoria. “Fomos corrigindo suspensão, altura, cambagem e outros fatores. Só não mexemos na asa traseira e nas barras estabilizadoras, já que estes dois itens podem ser alterados de acordo com a preferência de cada piloto”, finaliza Quadros.
“A Pirelli inicia a parceria com a Porsche GT3 Cup Challenge na expectativa de contribuir para tornar as corridas ainda mais emocionantes”, afirma Fabio Magliano, gerente de Motorsports da marca. Os carros serão equipados com a linha de pneus P Zero para pista seca, produzida na fábrica da Turquia. Referência para o segmento de altíssimo desempenho, o P Zero destina-se às principais linhas de carros esportivos e de alta potência, além de contar com compostos exclusivos para as competições em pista. Para pista molhada, os pneus Cinturato equiparão os veículos da Porsche Cup na medida 285/645-18.
Na categoria Cup, os 22 carros do grid serão equipados com as medidas 285/645-18 e 325/705-18. Já para os 22 modelos da categoria Challenge, serão fornecidas as medidas 265-645-18 e 315/680-18. Em 2014, a Pirelli prevê o fornecimento de mais de seis mil pneus para a temporada.
A temporada 2014 do Porsche GT3 Cup Challenge começará no dia 5 de abril em Estoril, Portugal.