Assistir à desmontagem completa de um carro clássico é algo inusitado. Mais ainda quando esse carro é um Porsche 356B, ano 1962, um dos modelos mais cobiçados por colecionadores. Pois essa cena inusitada acontecerá em Interlagos no próximo domingo (20 de junho), durante a realização do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil e evento do Porsche Club. A desmontagem é o primeiro passo para a restauração do 356B, um dos prêmios destinados aos pilotos da categoria 997 no final da temporada. O Porsche 356B chegará ao box andando.
Em seguida, a equipe oficial da Porsche GT3 Cup, que, para essa ação, contará com 25 mecânicos comandados pelos irmãos Dener e Douglas Pires, fará a desmontagem do carro em ritmo de pit-stop. Os componentes ficarão expostos no box até o final da programação e, em seguida, o carro será encaminhado à oficina para a restauração, que seguirá critérios rígidos de originalidade às especificações da fábrica. Os pilotos da categoria 997 poderão acompanhar a restauração e até mesmo influenciar nas características do veículo. Neste final de semana, será feita a escolha da cor externa. Um display mostrará as 12 cores originais oferecidas pela fábrica na época em que a unidade em questão foi fabricada, e cada piloto formalizará sua preferência. O carro será pintado na cor cujo grupo de pilotos some mais pontos nas duas provas do final de semana – uma no sábado, outra no domingo. Em outro momento, e seguindo os mesmos critérios, será definido o acabamento interno do carro. “A ideia é que os pilotos possam fazer sua escolha como se estivessem em uma concessionária Porsche em 1962, ano em que o carro foi fabricado”, conta Dener Pires, diretor do Porsche GT3 Cup. Mesmo parado há mais de 16 anos, o 356B chegou ao Brasil em bom estado. “Carregamos a bateria, colocamos gasolina e fizemos uma checagem no motor. Quando giramos a chave, o carro funcionou perfeitamente”, conta Dener. A restauração da carroceria será conduzida por uma equipe chefiada por Douglas Pires, com grande experiência na restauração de Porsches clássicos. As equipes de Dener e Douglas foram responsáveis pela recuperação do Porsche 908/2, campeão brasileiro de esporte-protótipos de 1971 com o piloto Luiz Pereira Bueno. Esse carro participou de duas edições (2000 e 2001) do encontro de carros de corrida históricos realizado anualmente no autódromo de Laguna Seca, nos Estados Unidos. Outro projeto das equipes foi a restauração de um Porsche 904/6, carro de corrida lendário na década de 1960. Depois de restaurado, ele disputou em 2002 a Le Mans Classic, aberta somente a veículos com histórico de participação na 24 Horas de Le Mans. Terminou em terceiro lugar e ficou com o troféu de melhor Porsche inscrito na prova. Entre os carros de rua, destacam-se a restauração de um Porsche 356 Carrera Cabriolet (único fabricado no mundo) e de vários Porsche 911 Carrera RS 1973. Em breve, a equipe finalizará seu mais recente projeto: a restauração de um Porsche 934.5, imbatível nas corridas de GT nas décadas de 1970 e 1980. Interlagos terá ainda uma exposição de cerca de 15 Porsche 356, de diversos anos e versões, levados por colecionadores. Estes, por sua vez, oferecerão aos participantes do Porsche GT3 Cup uma volta de carona em Interlagos. “Será uma oportunidade para os pilotos conhecerem o modelo”, explica Dener. “Nosso grande desafio será finalizar a restauração, em tempo recorde, até dezembro, e montá-lo dentro da última etapa da Porsche GT3 Cup. Todas as peças restauradas serão levadas para a ultima etapa e faremos a montagem do carro, novamente, ao vivo”, finaliza Dener. O Porsche 356 é um ícone da história do automóvel. Lançado em 1948, foi projetado pela equipe liderada por Ferry Porsche e deu início às atividades da marca como fabricante de automóveis e foi fabricado até 1965, sempre passando por atualizações de estilo e tecnologia. A unidade que chegou ao Brasil é um 356B cupê da série “T6”, que entrou em produção em meados de 1962. Ela difere dos 356B “T5” pelas janelas maiores, pelas duas grades de ventilação na tampa do motor e pelo bocal do tanque de combustível localizado no para-lama dianteiro direito, permanecendo esta última característica no seu substituto 911 até os dias de hoje.
A programação para as provas deste final de semana é a seguinte: Sexta-feira, 18 de junho de 2010 15:30 às 16:15 – Porsche GT3 Cup Light 996, treino livre 1 16:25 às 17:25 – Porsche GT3 Cup 997, treino livre 1 Sábado, 19 de junho de 2010 10:10 às 10:55 – Porsche GT3 Cup Light 996, treino livre 2 11:05 às 12:05 – Porsche GT3 Cup 997, treino livre 2 13:55 às 14:30 – Porsche GT3 Cup Light 996, treino classificatório 14:40 às 15:15 – Porsche GT3 Cup 997, treino classificatório 16:15 às 16:55 – Porsche GT3 Cup 997, prova 7 Domingo, 20 de junho de 2010 11:00 às 11:50 – Porsche GT3 Cup Light 996, prova 4 12:30 às 13:10 – Porsche GT3 Cup 997 – prova 8