Produção de bicicletas cai 8,6% em fevereiro

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo divulgou dados da produção de bicicletas no Brasil. Em fevereiro foram fabricadas 60.398 bicicletas no Brasil. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve queda de 8,6% quando foram produzidas 66.110 unidades. Em comparação com janeiro do presente ano, houve alta de 7,1%.

No acumulado do primeiro bimestre do ano, a produção das fabricantes do Polo Industrial de Manaus (PIM) totalizou 116.808 bicicletas, número inferior ao registrado no mesmo período de 2019 quando foram produzidas 124.721 unidades.

Segundo Cyro Gazola, vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo “a redução na produção apurada entre os primeiros bimestres deste ano e de 2019 reflete o impacto das fortes e constantes chuvas nos negócios, principalmente na região Sudeste do país”.

“As fabricantes estão adequando seus planos de produção neste primeiro trimestre para equilibrar os estoques diante da redução temporária da demanda, além de já levarem em consideração os possíveis efeitos do coronavírus (covid-19) no fornecimento de peças e componentes importados, sobretudo vindos da Ásia”.

Mesmo com o impacto das fortes chuvas e dos efeitos do coronavírus (covid-19) no fornecimento das peças, a expectativa da Abraciclo é otimista e projeta um aumento de 7,3% na produção de bicicletas em 2020.