Promotores buscam alternativas para volta do automobilismo

Suspensas pela CBA desde 16 de março, as provas automobilísticas silenciaram motores por tempo indeterminado. Os promotores das principais categorias nacionais buscam soluções que passam por reestudo de calendário, mudanças de locais e renegociação com administradores das pistas disponíveis. Entretanto, se depender das projeções do Ministério da Saúde, não haverá corridas no calendário brasileiro tão cedo.

A boa notícia é que ninguém “jogou a toalha” e promotores, pilotos e equipes buscam estar com tudo pronto para quando a CBA levantar a suspensão. Não há data para que isso ocorra, uma vez que a entidade depende das medidas sanitárias e governamentais. Diante desse quadro, são iminentes novos adiamentos. A expectativa é que o automobilismo volte ao normal em maio. O panorama atual é esse:

Stock Car/Stock Light – Após os adiamentos das etapas de Goiânia (29.03) e Velopark (12.04), teoricamente o campeonato teria início no dia 17.05, em Londrina (PR). Na sequência, correria em Interlagos no dia 31. Até aqui, o promotor Carlos Col, da Vicar, mantém o calendário de 12 provas. Caso se confirmem os maus presságios de maio, a abertura seria no Velo Città, na cidade paulista de Mogi Mirim, em 28 de junho.

Porsche Cup – A competição captaneada por Denner Pires, promotor que melhor tem usado a ferramenta virtual para manter a categoria em evidência em tempos de corridas suspensas, foi a única a abrir sua temporada nacional, em 14 de março. Entretanto, a etapa de 18 de abril (Goiânia) foi adiada e a rodada dupla internacional, prevista para Estoril (Portugal), foi substituída por corrida por aqui mesmo. Na nova versão do calendário, ainda sem locais definidos, o segundo evento seria nos dias 22 e 23 de maio.

Copa Truck/HB20 – Na Mais Brasil Esportes, a diretora geral Vanda Camacho precisou adiar a rodada de Londrina (5 de abril) e está na iminência de repetir a providência para Santa Cruz do Sul (26 de abril). A incógnita, então, fica para 31 de maio, em Interlagos, que marcaria a abertura dos dois campeonatos.

Endurance – Salvo reestudo do calendário, a possibilidade mais realista é o Brasileiro de Endurance começar em 3 de julho, na cidade de Goiânia. A categoria já adiou a abertura, que seria no dia 4 de abril, em Pinhais (PR), e certamente fará o mesmo em relação ao evento do Velopark, agendado para 2 de maio.