Q7 recebe nota máxima em teste

Audi Q7

O consórcio European New Car Assessment Program – Euro NCAP – concedeu ao novo Audi Q7 a nota máxima de cinco estrelas. Os resultados para proteção de adultos em colisões com impacto frontal e lateral, proteção de pedestres e segurança infantil colocaram o modelo entre os carros mais seguros de sua categoria.

Os resultados dos testes concluíram que em uma colisão frontal, não apenas o motorista e o passageiro dianteiro estão bem protegidos no novo Q7, mas os ocupantes do banco traseiro também. O carro oferece ainda um alto nível de segurança para crianças. Até seis assentos infantis podem ser instalados no SUV. O generoso espaço torna sua instalação simples e confortável. Os bancos individuais na terceira fileira opcional são certificados para assentos infantis para crianças em idade pré-escolar pesando até 36 quilos.

O modelo recebeu o prêmio “Euro NCAP Advanced” para o sistema de assistência à frenagem em múltiplas situações de colisão, que inicia a frenagem em situações de perigo para reduzir o risco de derrapagem, e para o “pre sense basic”, que tenciona o cinto de segurança antes de um acidente e fecha as janelas e o teto solar. Ambos os sistemas são de série no Q7.

A Audi também se preocupa com a segurança integral, indo muito além no que se refere às medidas avaliadas pela instituição. Um elemento central do Q7 é o “pre sense city”, um sistema de advertências preditivas e frenagem de emergência para evitar acidentes e assegurar a proteção de pedestres. Em velocidades de até 85 km/h, o dispositivo faz uma varredura na estrada com relação aos outros veículos. Ao surgir uma ameaça de colisão, o motorista recebe um alerta de acordo com um conceito graduado: advertência, solavanco de advertência e frenagem automática de emergência.

Se necessário, o equipamento inicia a desaceleração total. Até 40 km/h é possível evitar completamente acidentes dentro dos limites do sistema. Em velocidades superiores (até 85 km/h), o motorista é advertido e o “pre sense city” faz uma intervenção no freio para reduzir a velocidade de impacto, atenuando assim as consequências do acidente.

Outros novos sistemas que tornam o Q7 ainda mais seguro no trânsito são assistência anticolisão, assistência para retornos e advertência de saída. Enquanto o sistema de assistência anticolisão ajuda o motorista a desviar de um obstáculo para evitar um acidente, a assistência para retornos monitora o tráfego no sentido contrário ao virar o carro para a esquerda a baixas velocidades. Em uma situação perigosa, ele freia o veículo até sua parada total caso seja necessário, para prevenir que o motorista atravesse a via se houver tráfego no sentido contrário. Com a advertência de saída, as luzes de LEDs são acionadas quando as portas são abertas para evitar choque com outros veículos ou bicicletas que estiverem se aproximando por trás.