Renault incentiva segurança no trânsito

dsc_8785

O Instituto Renault, em uma parceria com a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste (SP), acaba de lançar, nesta quinta-feira (18), o projeto “O Trânsito e Eu” no município, com o objetivo de educar crianças para um trânsito mais humano e seguro. A iniciativa é composta por uma etapa teórica, já em curso nas escolas municipais de Santa Bárbara, e é complementada por atividades práticas desenvolvidas em uma minicidade com ruas, calçadas, semáforos, faixas de pedestres e ciclovias. Esta é segunda inauguração de uma minicidade permanente do “O Trânsito e Eu” em 2016. O programa também foi lançado, em abril, em Maringá (PR), chegando, desta forma, a sete municípios brasileiros.

dsc_8955“A palavra-chave deste programa é a convivência, uma vez que o ‘O Trânsito e Eu’ utiliza a educação para construir uma relação harmoniosa entre todos aqueles que fazem parte do trânsito. Esta é a forma de a Renault contribuir para transformar a realidade das ruas e das estradas do país, por meio deste que é o maior programa mundial de educação no trânsito realizado por uma fabricante de veículos. Ao longo de 15 anos, esta iniciativa já alcançou 35 países e impactou cerca de 15 milhões de crianças”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da marca.

Ao todo, 65 professores e 25 coordenadores pedagógicos receberam a formação para atuar no “O Trânsito e Eu”. A ação do Instituto Renault é inicialmente voltada para os alunos do ensino fundamental do 2º ao 4° ano da rede municipal de ensino. São cerca de 1.600 estudantes, de 45 turmas.

Para ensinar os estudantes, os instrutores envolvidos no projeto utilizam kits ilustrados, produzidos pelo Instituto Renault. De fácil compreensão, eles são elaborados por educadores e empregam diferentes ferramentas pedagógicas, adaptadas à realidade brasileira pela PUCPR, com chancela do Departamento Nacional do Trânsito.