O Fox acaba de chegar às mais de 630 concessionárias da Volkswagen no Brasil com recursos de tecnologia e de segurança de segmentos superiores. A linha 2015 do modelo estreia uma série de novidades, como o controle eletrônico de estabilidade (ESC) e o controle de tração (TC e ASR). Trata-se do Fox com mais sistemas de segurança da história.
A versão de topo de linha do Fox, a Highline, pode ser equipada com o controle eletrônico de estabilidade (ESC). O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.
O ESC traz outros recursos eletrônicos de assistência para o veículo, como o EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial. Em situação de baixa ou perda de tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio dessa roda, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor comportamento dinâmico do carro. Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.
O Fox Highline quando equipado com o ESC traz mais uma inovação no sistema de freios: o HBA, ou BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem). O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e da força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.