Rodrigo Varela vence e dispara na liderança

gabrielvarela

Depois de superar temperaturas baixas e muita lama no primeiro dia e condições de clima e piso um pouco melhores no domingo (13/9), Rodrigo Varela (Can-Am/Blindarte) saiu vencedor do Rally Serra Azul na classe Pró de UTV. Com vitórias na nona e décima etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, o piloto disparou na classificação do certame nacional, passando a somar 245 pontos, 48 de vantagem sobre Leandro Torres, segundo colocado nos dois dias.
“Fomos bem novamente. Tive um furo de pneu no segundo dia, mas mesmo assim consegui a minha nona vitória em dez etapas na Pró. Estou satisfeitíssimo com o resultado, com o meu Can-Am Maverick Turbo, que foi excelente para as condições que enfrentamos. A equipe Divino Fogão Rally Team está de parabéns e vamos manter este ritmo para assegurar o título”, comemorou Rodrigo, que nesta temporada está com um desempenho irrepreensível.
Na única prova (terceira etapa) em que não venceu, terminou em terceiro. Se os seus irmãos não tiveram o mesmo resultado, pelo menos conseguiram se manter na briga pelo título nacional em suas respectivas classes. Bruno Varela (Polaris One/Blindarte) foi décimo no sábado (12/9) e sétimo no fechamento da prova na classe Production. Mesmo não alcançando o desempenho que esperava nas trilhas da região de Itupeva e Indaiatuba, interior paulista, o caçula da “Família da Poeira” manteve a vice-liderança do Brasileiro com 166 pontos, apenas cinco de desvantagem para Wander Garcez Ribeiro, que atingiu os 171 pontos.
“Tivemos alguns probleminhas nas duas etapas, mas todo o pessoal que está brigando ali na frente pelo título também passou por apuros. A categoria está muito equilibrada e competitiva. Agora vamos revisar o nosso Polaris RZR XP 1000 pra deixá-lo cada vez mais confiável para as outras etapas, pois acredito que o título da Production será decidido apenas na última prova”, prevê Bruno.
Os competidores enfrentaram cerca de 450 quilômetros de percurso entre especiais cronometradas e deslocamentos, em dois dias de evento, e tiveram que superar muitas poças d’água, lama, erosões e outros obstáculos naturais, que acabaram surpreendendo os mais de 30 concorrentes de UTV. “Tivemos uma prova dura, difícil pra esquecer. No primeiro dia o meu Can-Am Maverick 1000 XRs estava bom e fiz muito bem as duas voltas, mas no Super Prime passei numa poça d’água e fiquei sem visão. Acabei caindo numa valeta e depois fiquei preso em um atoleiro”, justificou Gabriel Varela (Can-Am/Blindarte) sobre a sétima posição na classe Super Production.
“No domingo estava andando bem novamente e enfrentei outros problemas, mas não foi fácil pra ninguém”, relatou o filho do meio do ralizeiro Reinaldo Varela. “Vamos acelera nas próximas em busca da vice-liderança”.
O líder da classe é o catarinense Aristides Mafra Junior, com 247 pontos, seguido de Zé Hélio Rodrigues Filho, com 203, e Gabriel Varela, que computa 173.
A próxima etapa do Brasileiro de Rally Baja será o Rally Rota SC, nos dias 03 e 04 de outubro em Araquari, Santa Catarina. Pontuação (Extra-oficial) do Campeonato Brasileiro de Rally Baja – UTV após as 10 primeiras etapas:
Pro – 1) Rodrigo Varela, 245; 2) Leandro Torres, 197; 3) Marcelo Gastaldi, 101; 4) André Sawaia, 98; 5) Rafael Braga Pinho, 92.
Super Production – 1) Aristides Mafra Junior, 247; 2) José Hélio Rodrigues F., 203; 3) Gabriel Varela, 173; 4) Richard James Carida, 148; 5) Gilberto Mayorga Jr., 132.
Production – 1) Wander Garcez Ribeiro, 171; 2) Bruno Varela, 166; 3) Roberto Sampaio, 159; 4) André Macedo Corrêa, 157; 5) MaurícioPena Rocha, 150.