A Scania, referência mundial em veículos pesados, apresenta a nova linha de motores de ônibus já enquadrada às normas sobre emissões de poluentes no mundo inteiro, como Euro 3, Euro 4, Euro 5 (Proconve P7 no Brasil) e Euro 6. A nova plataforma, que faz parte do lançamento mundial da marca, vai garantir ônibus ainda mais potentes, econômicos e sustentáveis.
O portfólio da marca para 2012 contará com opções de motores de 9 litros e 13 litros, que substituem os atuais 9 litros, 11 litros e 12 litros. Os motores dos chassis da Série K serão comercializados com potências de 250 até 440 hp. Para a série F, o mercado brasileiro receberá motores dianteiros de 250 e 310 hp.
Além dos motores, a linha 2012 de chassis de ônibus Scania continua oferecendo como opcionais, as novas versões da caixa de câmbio automatizada –Opticruise, alem do já consagrado retarder.
ARQUITETURA DO MOTOR. Apesar de nova, a plataforma de motores em linha mantém as tradicionais características da Scania como cabeçotes individuais para cada cilindro, eixo de comando localizado em uma posição elevada no bloco, e engrenagens de sincronização montadas na parte traseira, assim como o já conhecido filtro de óleo ciclone.
O projeto inteiro é modular e concebido para facilitar a manutenção. Além disso, a necessidade de treinamento do pessoal da oficina é significativamente reduzida já que a arquitetura básica continua sendo a mesma de antes.
O diâmetro (9 e 13 litros) e o curso (13 litros) do pistão foram ligeiramente alterados e a cilindrada foi aumentada em comparação com os motores anteriores. Essa alteração proporcionou um ganho de 9% no torque e 5% na potência nos novos motores Scania.
Outra novidade é a introdução de uma camisa com anel no pistão que funciona como um limpador da parte superior do componente, impedindo o acumulo de carbono e material particulado. Esta peça gera economia de combustível e mais vida útil ao motor.
O bloco dos cilindros e outros componentes estruturais foram redesenhados para oferecer maior resistência, sem a necessidade de aços especiais. Uma estrutura em degraus foi incorporada ao cárter dos motores de 6 cilindros para contrabalançar o ruído e as vibrações. Esta função é realizada por eixos balanceadores duplos nos motores de 5 cilindros.
Unidades injetoras eletronicamente controladas são usadas para a alimentação de combustível, e um turbocompressor convencional é montado para fornecer expressiva pressão adicional já a partir das baixas rotações, garantindo assim a típica dirigibilidade da Scania.
Destaca-se ainda o ventilador eletrônico dos novos motores Scania, que é acionado quando o ônibus não precisa de potência, como em descidas, forçando menos o motor, e consequentemente, reduzindo o consumo de combustível.
Outra vantagem é que muitos componentes são compartilhados entre os modelos da nova linha. Isto contribui para facilitar a reposição de peças, graças ao menor estoque de componentes individuais exigido para fazer reparos no motor.
O SUBSTITUTO: 9,3 LITROS. Duas novas unidades de 9,3 litros com maior diâmetro, e potências de 250 e 310 hp, substituem os motores de 5 cilindros em linha de 8,9 litros. Os torques oferecidos são respectivamente de 1.150 e 1.550 Nm.
O conceito do motor de 5 cilindros da Scania ganhou uma forte reputação desde sua introdução em 2004. Eixos balanceadores duplos no cárter fazem com que a operação do motor seja suave e flexível. Graças ao grande volume deslocado, os motores têm torque líder de mercado e as mesmas características de seus irmãos maiores de 6 cilindros, fazendo dele o preferido pelos motoristas nesta classe.
Para todo tipo de aplicação: 12,7 litros – Os novos motores de 6 cilindros de 12,7 litros dão continuidade à sólida reputação estabelecida pelos seus antecessores de 11,7 litros. As quatro opções de potência uniformemente distribuídas, de 360, 400 e 440, asseguram excelente desempenho para todo tipo de aplicação.
Os motores de 12,7 litros oferecem torques de 1.850, 2.100 e 2.300, respectivamente, já a partir de 1.000 rpm, e também garantem dirigibilidade e desempenho em baixos níveis de giro, assegurando uma margem segura para mudanças de marcha em baixos níveis de rotação, mantendo assim um bom consumo de combustível em velocidade de cruzeiro.
Exclusividade Scania: motor a etanol – O motor sustentável de 9 litros da Scania será o único do mercado brasileiro que dispensará o uso do ARLA 32 ou qualquer outro reagente químico para atender às normas do Proconve P7. Por ser abastecido com o combustível etanol adicionado a 5% de aditivo promovedor de ignição, o motor reduz em até 90% a emissão de CO2 no meio ambiente.
Além de ser a única montadora na América do Sul a oferecer um motor a etanol para ônibus, o novo modelo opera com ignição por compressão e eficiência térmica semelhante ao do motor a diesel, ou seja, desempenho e dirigibilidade típicos do combustível fóssil, com a diferença de oferecerem uma significativa redução na emissão de gases poluentes.