Serviço: cuidado com a manutenção dos filtros

MULTI-FILTRO_01 MULTI-FILTRO_02 MULTI-FILTRO_01No mês de julho há um aumento intenso nas estradas por conta das férias escolares. E, um dos pontos de atenção dos motoristas antes das viagens são os veículos. A manutenção preventiva é um fator primordial para que não aconteçam problemas durante este período de descanso. No carro, alguns itens de segurança que precisam de atenção especial são os filtros.
A falta de manutenção preventiva pode causar surpresas desagradáveis e prejuízos ao motorista durante a viagem. Problemas como o aumento do consumo de combustível pode estar ligado à falta de manutenção do filtro, desgaste prematuro de peças pode ser ocasionado por problemas no filtro.
“A sugestão é que todos os motoristas sempre fiquem atentos ao manual do veículo, onde muitas informações estão contidas que auxiliam a prolongar a vida útil do automóvel”, explica o consultor técnico da Mann-Hummel, André Gonçalves.

Filtro de Cabine

Já a falta de manutenção dos filtros de cabine, pode causar acúmulo de micro-organismos e partículas que podem atrapalhar o fluxo de ar no interior do veículo e potencializar doenças respiratórias aos seus ocupantes. Sua principal função é reter grandes concentrações de fuligem, poeiras e gases tóxicos. Caso não seja feito o acompanhamento, o ar respirado pode estar contaminado.

Filtro do Ar

O filtro do ar tem a função de reter as partículas, garantindo que apenas ar limpo entre na câmara de combustão. A perda de potência, o desgaste excessivo nas partes móveis do motor, como pistão e anéis, pode ser ocasionada pelo acumulo ou a passagem de grãos de areia, pó e fuligem.

Filtro do óleo

Com a função de impedir a entrada de impurezas no sistema de lubrificação do motor, é recomendado realizar a troca do filtro sempre que trocar o óleo. Caso a manutenção não seja feita, o novo óleo colocado tem sua durabilidade reduzida, já que há uma mistura com o velho contido no filtro não trocado.

Filtro do combustível

A recomendação para troca do filtro do combustível é que seja feita de acordo com as instruções do fabricante do veículo, e se isto não for respeitado pelo motorista, pode ocasionar problemas nos bicos injetores e a queima da bomba de combustível. Outro problema que pode ocorrer pela falta de manutenção no filtro é a perda de potência do veículo, devido à mistura irregular de ar com o combustível.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0