Strada 2014: novidades também para quem vai atrás

Strada_Adventure_CD_016

 

Ao completar 15 anos, a picape Strada acaba de ganhar alguns “presentes”. Responsável pela hegemonia da Fiat no segmento de picapes médias, o modelo, na linha 2014, traz várias novidades. A principal delas é  a presença da terceira porta. Disponível para as versões Cabine Dupla, ela está posicionada do lado direito e dobra o espaço de acesso para banco traseiro do carro. Com isso, a  Strada passa a ser a única picape compacta do mundo a ter uma porta voltada para os passageiros do banco traseiro.

 

strada2

 

Segundo a Fiat, para que a terceira porta se tornasse uma realidade foi desenvolvida uma maçaneta especial, que fica localizada na parte interna do vão da porta com acionamento duplo, o que facilita o funcionamento tanto pelo lado interno quanto pelo lado externo do carro. Um mecanismo simples, que foi inteiramente desenvolvido pela engenharia da Fiat no centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli, em Betim, MG.

Outro detalhe importante: a Nova Strada Cabine Dupla não tem coluna central do lado direito, o que permitiu um enorme ganho de espaço para o acesso ao banco traseiro. Com essa solução a área de acesso à sua parte traseira foi ampliada em cerca de 100%. Anteriormente, o espaço disponível para entrada de passageiros na parte traseira do seu interior era de 0,5 m2, área que cresceu para 1 m2 com a nova configuração.. Essa solução também aumenta a segurança do passageiro, já que o embarque e desembarque desses ocupantes são feitos exclusivamente pelo lado da calçada.

Um dos cuidados da engenharia foi manter os altos níveis de segurança do carro, ainda que a coluna do lado do passageiro fosse retirada. Todos os cálculos foram feitos no sentido de manter a integridade dos passageiros e de proporcionar uma maior rigidez torcional do conjunto.

A picape Strada 2014 tem design mais elegante e marcante, além de uma caçamba com mais espaço para carga — ela passa a ser a picape compacta com a maior capacidade volumétrica do mercado. As laterais da nova picape Strada passaram por uma completa reformulação. Elas ganharam linha de cintura mais alta e novos vidros laterais. As lanternas traseiras foram inteiramente renovadas e receberam posicionamento mais elevado, compondo um visual harmônico entre as novas laterais e tampa traseira, que remetem a um design mais contemporâneo.

strada4

Todas as versões ganharam novas molduras para as caixas de rodas e para a tampa traseira que, juntamente com o novo para-choque traseiro, mais envolvente, resultou um visual mais agressivo e robusto para o carro. O porta-escada e a grade de proteção do vidro traseiro também foram redesenhados. E a versão Adventure, por sua vocação off-road, ganhou também uma nova moldura no para-lama. Enquanto a versão Working, a de entrada, ganhou um novo para-choque dianteiro, na cor preta, que resultou em um visual especialmente robusto, ressaltando sua vocação profissional.

A Strada ficou ainda maior: cresceu oito centímetros em altura. Em relação à caçamba anterior houve um incremento de quase 18% na capacidade do volume de carga. A versão com Cabine Curta, a que obteve maiores benefícios no que diz respeito ao volume a ser transportado pode, agora, levar cerca de 120 litros a mais de volume de carga. A Cabine Estendida ganhou mais 110 litros de capacidade e a Cabine Dupla foi beneficiada com mais 100 litros no seu volume total.

Motores

As três motorizações, conhecidas da picape Strada, estão divididas de acordo com a versão de acabamento. A Working vem equipada com o robusto e econômico motor Fire 1.4 Flex, com potência de 85 cv (gasolina) e 86 cv (etanol) e torque de 12,4 kgfm (gasolina) e 12,5 kgfm (etanol). Os modelos Trekking dispõem da tecnologia E-torQ, que proporciona alto desempenho com baixo consumo de combustível. Com baixos ruídos e níveis de vibrações o modelo E-torQ 1.6 16V Flex desenvolve potência de 115 cv (gasolina) e 117 cv (etanol) e torque de 16,2 kgfm (gasolina) e 16,8 kgfm (etanol). Para a Adventure está reservada a motorização mais potente: a E-torQ 1.8 16V com potência de 130 cv (gasolina) e 132 cv (etanol) e torque de 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol).

A gama do Fiat Strada 2014 será composta por seis versões: três Working (com cabines curta, estendida e dupla) com motorização 1.4 Flex; uma Trekking (com cabine dupla) com propulsor E-torQ 1.6 16V Flex; e duas Adventure (com cabines estendida e dupla) e motor E-torQ 1.8 16V Flex.

Confira o preços:

Strada Working 1.4 Flex — R$ 33.750
Strada Working Cabine Estendida — R$ 36.870,00
Strada Working Cabine Dupla (3 portas) — R$ 42.330
Strada Trekking CD (3p) 1.6 — R$ 48.360
Strada Adventure CE 1.8 —  R$ 49.480
Strada Adventure CD (3p) 1.8 — R$ 54.360