TFSI da Audi vence como motor do ano

Audi RS 3 Sportback

O motor TFSI de 2,5 litros, da Audi, conquistou pelo sétimo ano consecutivo o prêmio “Motor Internacional do Ano”, que premia motores entre 2 e 2,5 litros. O motor premiado é o foco central do RS Q3 Performance, além dos RS Q3 e RS 3 Sportback, oferecidos no Brasil. “O prêmio é a validação da nossa estratégia de desenvolvimento para motores de cinco cilindros”, afirma Dr. Stefan Knirsch, Membro do Conselho Administrativo para Desenvolvimento Técnico da Audi AG.

Audi RS Q3 performanceA Audi informou ter aumentado a potência do bloco ao adicionar um radiador maior e uma bomba de combustível otimizada, permitindo adicionar 27 cv extras à potência, enquanto o torque cresceu de 45,9 kgfm para 47,4 kgfm. Ainda de acordo com a marca, o RS Q3 Performance, topo de linha entre os SUVs compactos de alta performance, pode acelerar, então, de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos – 0,4 segundo mais rápido que o RS Q3. A velocidade máxima chega a 270 km/h.

O Dr. Stefan Knirsch, explicou que “o motor de cinco cilindros é um dos mais tradicionais da companhia” e que vão continuar trabalhando em seu desenvolvimento. E garantiu, ainda, que o novo TT RS virá equipado com um recém-desenvolvido motor de cinco cilindros feito de alumínio.

O prêmio “Motor Internacional do Ano” é apresentado anualmente desde 1999, com um painel internacional de 65 jornalistas especializados que elegem os melhores propulsores do ano em diversas categorias. Esta é a 12ª vez que a Audi recebe o prêmio.