Toyota apoia escolas na economia de água

amb_a

O desperdício de água junto à falta de chuvas se tornou, nos últimos tempos, um dos maiores temas de alerta aos brasileiros. Mas há oito anos, a Toyota do Brasil e, mais recentemente, a Fundação Toyota do Brasil vêm investindo na educação para o uso racional de recursos naturais, principalmente nas comunidades próximas às unidades da Toyota, em Indaiatuba (SP) e, mais recentemente, em Guaíba (RS) e Sorocaba por meio do projeto Ambientação, que utiliza a metodologia de produção da Toyota, o TBP (Toyota Business Practices), para identificar problemas no consumo de água e energia de escolas, prédios públicos e residências, oferecendo soluções sustentáveis. 

Na última quarta-feira, dia 24, alunos e representantes da rede de ensino municipal de Indaiatuba apresentaram as metas alcançadas na redução de recursos naturais e na implementação do gerenciamento de resíduos nas unidades que atuam. Em retribuição aos esforços de todos os jovens, diretores, coordenadores e professores, a Fundação Toyota do Brasil também dou para a cidade oito mil uniformes no encerramento da nona edição da iniciativa. A cerimônia, que aconteceu no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (CIAEI) contou com a presença do presidente da Toyota do Brasil, Koji Kondo, e da secretária de Educação de Indaiatuba, Rita de Cássia Trasferetti.

Realizado desde 2008, o Ambientação já envolveu mais de 415.000 pessoas, entre alunos, professores, familiares e moradores do entorno das escolas públicas locais. Neste ano, as 28 escolas do ensino fundamental de Indaiatuba (SP) reduziram 20% o consumo total de água nessas unidades. No entanto, algumas unidades conseguiram um número ainda mais expressivo. A EMEB Nizio Vieira atingiu uma economia de 73% e a EMEB Vicente Bernardinetti alcançou uma diminuição de 49% em sua conta de água.

kondo_aAções como identificar um vazamento, um equipamento ligado durante o final de semana em uma escola, a necessidade de uma instalação e manutenção de equipamentos e até mesmo o controle de irrigação de um viveiro de mudas são alguns exemplos de como contribuir com a redução dos recursos naturais.

Outro destaque da nona edição foi para o gerenciamento de resíduos implementado, principalmente, nas escolas municipais do ensino infantil. A Escola Ambiental Bosque do Saber conseguiu reduzir 58% da geração de lixo orgânico e ensinou alunos e colaboradores a fazer a separação correta dos materiais. Os estudantes aprendem ainda a utilizar sobras de alimentos para fazer receitas com cascas de banana, talos de legumes e verduras, entre outros. No fim da cerimônia de encerramento, alunos realizaram um desfile com roupas de materiais recicláveis.

Para o presidente da montadora, dividir com a comunidade os princípios da empresa japonesa e contribuir com a formação dos cidadãos aliado à preservação do meio ambiente é extremamente importante para a Toyota. “Eu fiquei muito orgulhoso quando soube que Indaiatuba não teve problemas com abastecimento de água nos últimos meses por conta do Ambientação. Todas essas pessoas estão se tornando multiplicadoras de nossos ensinamentos. Estamos extremamente felizes com os resultados a cada ano”, afirma.  


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0