Toyota começa a erguer a sua nova fábrica em Sorocaba

A Toyota realizou hoje, dia 08 de setembro, a cerimônia de início da construção de sua fábrica de Sorocaba (SP). O evento contou com a participação do diretor da secretaria de desenvolvimento da produção do ministério do desenvolvimento, Paulo Bedran, do governador do estado de São Paulo, Alberto Goldman, do prefeito da cidade de Sorocaba, Vitor Lippi, do embaixador do Japão no Brasil, Ken Shimanouchi, do cônsul geral do Japão em São Paulo, Kazuaki Obe, do vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation, Atsuhi Niimi, do presidente da Toyota Mercosul, Shozo Hasebe, do vice-presidente sênior Industrial da Toyota Mercosul, Tsuneo Itagaki, e do vice-presidente Comercial da Toyota Mercosul, Luiz Carlos Andrade Junior, além de outros executivos da empresa.

 Localizada no quilômetro 92 da rodovia Castello Branco, sentido Interior-Capital, a terceira unidade fabril da Toyota produzirá um recém-desenvolvido carro compacto da marca, cuja produção terá início no segundo semestre de 2012. Primeiramente, serão fabricados por ano cerca de 70 mil veículos nessa nova unidade, que receberá investimento de cerca de 600 milhões de dólares, empregando aproximadamente 1.500 pessoas. A Toyota também estuda exportar esse novo modelo que será fabricado no país.

Ao redor da nova fábrica da Toyota também será instalado um parque industrial de fornecedores, que contará com aproximadamente 12 empresas e terá potencial para abastecer toda a cadeia automotiva do interior de São Paulo, gerando aproximadamente 11.000 novos empregos diretos e indiretos na região, de acordo com estimativas da prefeitura de Sorocaba.

 A Toyota produzirá em Sorocaba veículos compactos usando a tecnologia flex fuel nos motores. Com relação ao tipo de carroceria, a Toyota planeja fabricar um hatchback e um sedã. Detalhes sobre o design, nome do novo veículo, bem como sua lista de equipamentos de série ainda estão sendo avaliados.