Toyota lança Corolla com motor de dois litros

A Toyota lançou hoje (15.03), o Corolla 2011 2.0 16V Dual VVT-i Flex. Desenvolvido no Brasil, o “novo” motor da família ZR, oferece ao consumidor um desempenho melhor que o modelo 1,8 litro, que continua a ser fabricado.
Além do novo motor, a Toyota também promoveu alterações na linha Corolla 2011. O modelo top de linha, antes denominado de SE-G passa a se chamar Corolla Altis e vem equipado exclusivamente com o novo motor 2.0 litros e com uma nova transmissão automática de quatro velocidades. O Corolla XEi também estará disponível com os novos motor e o câmbio. A versão GLi continua a oferecer o motor 1.8 16V VVT-i Flex, disponível nas transmissões automática de quatro velocidades e manual de cinco velocidades. O mesmo vale para a versão de entrada XLi. Já a versão XLi 1.6 16V VVT-i será descontinuada.


Motor maior

A grande novidade na linha Corolla é o motor 2.0 litros 16V Dual VVT-i Flex. De construção mais leve e compacta, esse motor tem um desenho totalmente novo e adota bloco e cárter de alumínio. A potência máxima é de 153 cv, com álcool, a 5.800 rpm e de 142 cv a 5.600 rpm, com gasolina, enquanto o torque atinge 20,7 kgf.m a 4.800 rpm com álcool  e 19,8 kgf.m a 4.000 giros com gasolina. A taxa de compressão é 12,0:1, que otimiza a performance com álcool.
Para melhor aproveitamento da alta taxa de compressão, o novo motor utiliza velas de irídio do tipo M12, mais finas e com longo alcance, que colaboram para a queima mais eficiente do combustível. Também se fazem presentes no motor componentes até então inéditos na linha Corolla, que minimizam a suscetibilidade à manutenção, como pistões refrigerados a óleo, tuchos hidráulicos e balancins roletados – este último, além de reduzir o atrito no funcionamento do conjunto, contribui para melhora do consumo.
O desenho da câmara de combustão, com velas na posição central e injeção de combustível na diagonal, dão ao novo motor um maior canal de refrigeração, otimizando o seu funcionamento.
O grande diferencial desse novo motor da família ZR, no entanto, é a adoção do duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i), inédita em um automóvel nacional. A diferença do Dual VVT-i para o VVT-i empregado no motor 1.8 litro do Corolla é que o comando variável de abertura de válvula se faz presente nas válvulas de admissão e escape da câmara de combustão, enquanto que no VVT-i apenas as válvulas de admissão têm funcionamento inteligente. O resultado também se reflete em melhor desempenho e menor consumo.


O ar-condicionado recebeu um compressor de volume variável, que permite um gerenciamento mais eficiente do sistema e consequente funcionamento linear do equipamento, captando menos energia do motor. O sistema de direção elétrica foi ajustado, que ficou com uma resposta mais direta, proporcionando maior esportividade na condução do veículo. As molas da suspensão traseira e dianteira foram recalibradas, deixando o sedã mais firme, sem comprometer o conforto.

Preços

Corolla XEi R$ 75.830,00
Corolla Altis R$ 89.160,00