Toyota lança mais uma geração do Corolla

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A Toyota apresentou esta semana o novo Corolla. O modelo é o carro mais vendido na história, com mais de 40 milhões de unidades comercializadas. Lançado em 1966, o modelo ganhou consumidores de baixa renda em busca de um automóvel resistente, com razoável espaço interno e motor econômico.
No Brasil, o Corolla começou a ser comercializado com a abertura das importações, no início dos anos 1990. Em 1998, o sedã passou a ser produzido na planta da Toyota de Indaiatuba (SP).
O novo Corolla, em sua nova geração, conta com quatro versões: GLi 1.8L com transmissão manual de seis velocidades; GLi 1.8L com transmissão automática Multi-Drive, que simula sete velocidades no modo Drive e no modo sequencial, por meio de trocas na alavanca de transmissão; e XEi e Altis, ambos 2.0L e equipados com transmissão automática Multi-Drive, que simula sete velocidades no modo Drive e ainda oferece ao motorista trocas de marchas manuais no modo sequencial, tanto na alavanca do câmbio quanto por meio de borboletas localizadas atrás do volante.
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Ganhos

A nova geração do Corolla ganhou mais leveza e resistência na carroceria, que está mais rígida em comparação com a geração anterior, devido à utilização de aços de alta resistência à tensão e aos diversos reforços estruturais implementados.
Também houve melhoria na relação de direção, que ficou 8% mais direta, bem como o posicionamento do volante, reduzido em dois graus – para um ângulo que privilegia esportividade e conforto.
A calibragem da suspensão foi totalmente realizada pela engenharia da Toyota do Brasil, resultando em uma melhora entre o conforto e a esportividade.
O modelo também ganhou um pouquinho de espaço interno. Com 2,7 metros de entre-eixos, 10 centímetros a mais do que a geração anterior e bancos dianteiros mais finos, os passageiros do banco traseiro ganharam 7,5 centímetros adicionais para as pernas.
Os bancos receberam espumas de revestimento mais densas e tiveram aumentadas as abas laterais, acomodando de maneira mais ergonômica o corpo dos ocupantes. Também houve melhora no ajuste de altura do banco, deslocando-se verticalmente de 4,5 cm para 6 cm. Já o ajuste de profundidade foi ampliado de 24 cm para 26 cm.
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Design

Segundo a fabricante o design do Corolla é baseado em dois conceitos: Keen Look e Under Priority. O Keen Look reflete a nova identidade visual dos veículos Toyota e é uma expressão inspirada no olhar focado de um atleta de alto rendimento antes de uma competição. Dianteira, traseira e lateral mesclam formas côncavas e convexas, criando um desenho elegante e arrojado.
O Under Priority, por sua vez, tem como característica o posicionamento mais baixo da grade frontal, garantindo melhor eficiência aerodinâmica e maior nível de proteção aos pedestres, em caso de acidentes.  No mínimo, são conceitos curiosos.
Na dianteira, destaca-se o amplo conjunto de faróis que se une de forma integrada aos para-lamas. O desenho do capô é elevado e possui vincos acentuados no centro e nas laterais. A grade frontal é formada por três filetes que invadem a lente de policarbonato dos faróis. Este efeito se torna ainda mais interessante na versão topo de linha Altis, equipada com jogo de luzes auxiliares em LED.
Na parte traseira, o novo Corolla também segue a tendência mundial da Toyota. As formas da carroceria e da tampa do porta-malas se unem às laterais e às lanternas para criar um visual agradável. Além disso, os defletores de luz, posicionados nas partes inferiores da carroceria, proporcionam a sensação de um centro de gravidade mais baixo.
Com linhas projetadas em um sentido único, a lateral do Corolla mescla de forma mais enfática as formas côncavas e convexas expressadas pelo Keen Look, complementando de forma harmônica seu design. Destaque para o estilo arrojado dos retrovisores que integram luz de seta, para o desenho dos puxadores das portas e das rodas de 16 polegadas, que são diferentes nas versões XEi e GLi, em relação à linha Altis.
Em todas as versões, o painel dianteiro foi desenvolvido em um tema horizontal, ampliando a sensação de espaço aos ocupantes. As zonas de informação (instrumentos) e operação (Áudio/Multimídia e controles do ar-condicionado) estão posicionadas de forma intuitiva.
Desde a versão de entrada GLi, o acabamento interno é bom. Esta versão tem interior predominante em tons escuros e painel com acabamento do tipo Total Black. Os materiais dos revestimentos das portas e o tecido dos bancos são de qualidade.
A versão XEi traz banco, volante, painel das portas e manopla de câmbio com revestimento padrão couro, na cor cinza. Agrega adorno em prata, que se estende por todo o painel central e está presente no volante. Diferente da versão de entrada GLi, na qual há presença de materiais de acabamento Total Black,  nesta, os mesmos detalhes são em padrão fibra de carbono.
A versão topo de linha Altis apresenta revestimento padrão couro, na cor bege, e detalhes em padrão madeira escura no painel central, portas e na manopla de câmbio.
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As duas versões, XEi e Altis,  também possuem detalhes cromados nos puxadores das portas e nos difusores do ar-condicionado.
Existem duas opções de painéis de instrumentos: na versão GLi, a zona de informação é composta por um grande círculo central que indica a velocidade, ladeado por dois círculos menores, sendo o da esquerda o conta-giros e o da direita o indicador de combustível e temperatura. Um display de cristal líquido, localizado abaixo do mostrador de velocidade reúne as informações do computador de bordo.
Na zona de operação do Novo Corolla GLi, os comandos do ar-condicionado são manuais e assim como o sistema de som, com conexão Bluetooth® e entradas auxiliares tipo USB, para iPod® e similares.
Nas versões XEi e Altis, o painel de instrumentos mostra dois grandes círculos em suas extremidades: o do lado esquerdo reúne o conta-giros e o termômetro do motor, o direito engloba o velocímetro e o indicador de combustível. Ao centro, está presente uma tela display ao estilo TFT (semelhante aos modelos da Lexus), na qual são exibidas diversas informações sobre a condução, em projeção tridimensional.  Entre elas, a marcha que está sendo simulada pela transmissão Multi-Drive.
A zona de operação da XEi e Altis é equipada com uma tela de Multimídia de 6.1 polegadas, que reúne todas as demais informações do carro, incluindo os dados do computador de bordo. Nessas configurações, o controle do ar-condicionado é digital.
Outro item interessante é a iluminação clear blue, comum a todas as versões, para os indicadores de velocidade e rotação do motor no painel de instrumentos, sistema de áudio, relógio e ar-condicionado, quando o farol está acionado. A intensidade da luz pode ser regulada conforme a preferência do motorista.

Motores

– 1.8L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 139 cv a 6.000 rpm,  quando abastecido com gasolina; e 144 cv, também a 6.000 giros, com etanol. O torque máximo nesta configuração é de 17,7 kgfm (com gasolina) e 18,4 kgfm (com etanol), sempre a 4.200 rpm.

– 2.0L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 143 cv de potência a 5.600 rpm,  quando abastecido com gasolina, e 154 cv de potência a 5.800 giros, com etanol. O torque máximo nesta configuração é de 19,4 kgfm a 4.000 rotações (com gasolina) e 20,3 kgfm a 4.800 giros (com etanol).
Ambos os motores são construídos com bloco e cabeçote de alumínio e oferecem a combinação perfeita entre desempenho, durabilidade e facilidade de reparação.
Segundo números fornecidos pela fabricante, o novo modelo, na sua versão de dois litros está 15% mais rápido no teste de aceleração de 0 a 100 km/h e 27% mais ágil no teste de retomada entre 80 km/h e 100 km/h.
Nos modelos equipados com a transmissão Multi-Drive, precisa de 9,6 segundos para ir da imobilidade a 100 km/h, quando abastecido com etanol. O consumo também melhorou (veja tabela abaixo);

Motor

Transmissão

Gasolina (km/l)

Etanol (km/l)

Cidade Estrada Cidade Estrada
2.0

Multi-Drive

10.6

12.6

7.2

8.7

1.8

Multi-Drive

11.4

13.2

7.8

9.2

1.8

MT

10.7

13.2

7.4

9.1

 

Veja a tabela de preços do Novo Corolla:

1.8L GLi Manual – R$ 66.570,00,00

1.8L GLi Multi-Drive – R$ 69.990,00

2.0L XEi Multi-Drive S – R$ 79.990,00

2.0L Altis Multi Drive S – R$ 92.900,00