Toyota vai ter mais uma fábrica no Brasil

Porto_Feliz_b A Toyota realizou na última sexta-feira, a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da sua nova fábrica de motores, na cidade de Porto Feliz (SP). O evento marcou o início da construção de mais uma unidade produtiva da montadora de veículos no Brasil, que já conta com operações industriais nas cidades de Indaiatuba (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo, além de possuir centros de distribuição nos municípios de Guaíba (RS) e Vitória (ES).
A nova fábrica de motores da Toyota terá investimentos na ordem de R$ 1 bilhão e será responsável, em um primeiro momento, pela produção dos motores 1.3L e 1.5L do compacto Etios, produzido em Sorocaba (SP). No futuro, a unidade também abrigará uma linha de motores para o Corolla, feito em Indaiatuba.
O começo das operações em Porto Feliz ocorrerá no primeiro semestre de 2016, com produção inicial de 70 mil motores anualmente. A capacidade produtiva total da planta da Toyota em Porto Feliz será de 200 mil motores por ano.
Construída em um terreno de 872.500 m2, a nova fábrica da Toyota irá gerar 700 empregos diretos.
A localização da nova planta foi pensada estrategicamente para facilitar a operação logística da Toyota, uma vez que os motores produzidos em Porto Feliz abastecerão as unidades fabris da empresa em Sorocaba, onde é produzido o Etios, e Indaiatuba, onde é feito o Corolla. O município de Porto Feliz está localizado a aproximadamente 30 km de ambas as cidades.