Parceria que merece um brinde!

FusionEnergi-Coca-Cola-2

 

A Ford e a Coca-Cola, duas das marcas mais famosas do mundo, fizeram uma parceria para o uso de material renovável no tecido do interior de um veículo. Elas exibem no Salão de Los Angeles o modelo híbrido Fusion Energi com revestimento feito de garrafas de Coca-Cola PET recicladas. O material, aplicado nos bancos, paineis de portas e no teto do veículo, é a primeira aplicação da tecnologia chamada PlantBottle em um produto além de embalagens.

A Ford Motor Company e a Coca-Cola Company estão entre as marcas mais respeitadas do mundo. Juntas, elas atendem bilhões de consumidores em mais de 200 mercados em seis continentes, o que amplia o potencial impacto positivo dessa colaboração.

A ideia surgiu no ano passado quando os times de pesquisa da Ford e da Coca-Cola se uniram para pesquisar a criação de produtos mais sustentáveis. As duas empresas usam PET – um plástico leve e durável também conhecido como politereftalato de etileno – em produtos como garrafas, tecidos e tapetes, o que abre a oportunidade de desenvolvimento conjunto para o aproveitamento desse material.

Desde 2009, quando a Coca-Cola introduziu no mercado a tecnologia PlantBottle – a primeira garrafa PET reciclável feita parcialmente de plantas -, mais de 18 bilhões dessas embalagens foram distribuídas em 28 países, gerando uma economia de mais de 400.000 barris de petróleo.

Se a Ford adotasse tecidos de PlantBottle na maioria de seus carros nos Estados Unidos, poderia substituir mais de 1.800 toneladas de materiais derivados de petróleo, economizando o equivalente a 6.000 barris de petróleo.

O projeto do Fusion Energi com PlantBottle é apoiado também pela World Wildlife Fund, que assessora empresas na busca de alternativas aos combustíveis fósseis.

O Fusion Energi, sedã da Ford com consumo mais eficiente de combustível, foi considerado o veículo perfeito para teste do novo material. Ele tem uma autonomia de quase 1.000 km e pode rodar até 33,8 km somente no modo elétrico – gerando uma economia estimada de US$6.850 em combustível no período de cinco anos, comparado a um carro convencional. Conta também com a mais nova geração do painel SmartGauge com EcoGuide, projetado para monitorar e orientar o motorista a dirigir de modo mais eficiente.

O uso de tecidos com a tecnologia PlantBottle é mais uma inovação ambiental do Ford Fusion 2014, que já traz uma variedade de materiais sustentáveis, incluindo:

1. forro do carpete para isolação acústica feito de jeans reciclado, com o equivalente a mais de duas calças de tamanho médio por veículo;

2. o equivalente a 39 garrafas plásticas de 450 ml no tecido de revestimento de alguns modelos;

3. cerca de 31.250 grãos de soja na espuma dos bancos de cada veículo. Hoje, a Ford usa espuma de soja em todos os veículos produzidos na América do Norte.  Desde 2007, essa prática evitou o uso de 2.200 toneladas de petróleo e a emissão de cerca de 9.000 toneladas anuais de dióxido de carbono.