Venda de motos tem queda de 15,8% no ano

Motos: média diária de venda cai ara 3,4 mil unidades

motos

A venda de motos em outubro anotou 68,2 mil unidades, registrando leve alta de 3% sobre o mês anterior. A média diária de emplacamentos, no entanto, caiu de 3,5 mil para 3,4 mil unidades. No acumulado do ano foram licenciadas 708,5 mil unidades, resultando em queda de 15,8% sobre o mesmo período do ano passado.

Os números foram divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionários. Esse resultado até outubro confirma que o segmento de motocicletas mantém desde o primeiro semestre números muito parecidos com os de 2003.

Os fabricantes acreditam que o Brasil vai emplacar cerca de 860 mil unidades até o fim do ano. No acumulado até outubro a Honda registrava 553,3 mil unidades vendidas e queda de 8,2% ante o mesmo período do ano passado. A Yamaha, vice-líder com 13,5%, teve 95,9 mil motos lacradas até outubro, anotando alta de 6,8%.

ALTA CILINDRADA TEM SINAIS DE RECUPERAÇÃO

Depois de um 2016 para esquecer, a Harley-Davidson começou 2017 em recuperação e até outubro havia emplacado 4,4 mil unidades, revelando crescimento de 14,5% sobre o mesmo período do ano passado.

Agora no segundo semestre outras duas marcas com tradição em alta cilindrada apontaram para cima. A Triumph registrou nestes dez meses pouco menos de 3,3 mil motos, assinalando leve alta de 2%. E a Ducati se aproximou das mil unidades. Também transformou o que seria um ano de queda para discreta alta de 1,6%.

A BMW emplacou 5,4 mil unidades e ainda revela retração de 1%, mas até o fim do ano mudará a chave para o positivo com a ajuda de um modelo menor, a G 310 R, que tem sugerido de R$ 21,9 mil. (Intelog)