Os dados de emplacamento das 22 marcas filiadas à Abeiva – Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores – Aston Martin, Audi, BMW, Chana, Chery, Chrysler, Dodge, Effa Changhe, Effa Hafei, Hafei Motor, JAC, Jaguar, Jeep, Jinbei, Kia Motors, Land Rover, Pagani, Porsche, Spyker, SsangYong, Suzuki e Volvo, mostram queda de 13,98% em abril em relação ao mês anterior. Foram 7.497 unidades contra 8.716 veículos em março último.
Na comparação com igual período de 2009, porém, em abril último as 22 marcas associadas à Abeiva anotaram crescimento de 190%. Foram 7.497 unidades do mês passado contra 2.585 veículos em igual período de 2009.
No primeiro quadrimestre de 2010, os dados de emplacamento das 22 marcas mostram que a alta foi de 195,6%. O acumulado de janeiro e abril de 2010 registra 26.708 unidades contra os 9.034 veículos dos primeiros quatro meses de 2009.
Ao considerar somente as 14 marcas associadas em abril de 2009 ante os resultados de abril deste ano, os dados de emplacamento indicam aumento de 149,2%. Foram emplacadas 6.441 unidades, em abril deste ano, contra 2.585 veículos de abril de 2009.
Ao considerar também somente as 14 marcas associadas no primeiro quadrimestre de 2009, os dados de emplacamento mostram que houve aumento de 150,8%. Foram emplacadas 22.658 unidades, no primeiro quadrimestre de 2010, contra 9.034 veículos do primeiro quadrimestre do ano passado.
“Depois de um excepcional mês de março, o melhor da história do setor automotivo brasileiro e que também marcou o fim do incentivo do IPI, a desaceleração nos emplacamentos já era prevista. No entanto, enquanto o mercado geral caiu 22,3%, os veículos importados sentiram impacto menor. A queda registrada por nosso setor foi de quase 14%”, argumenta José Luiz Gandini, presidente da entidade, para quem – mesmo sem os incentivos o IPI – o setor automotivo vai manter estabilidade em suas vendas ao longo do ano.
Vendas no atacado
Os dados de vendas no atacado – das importadoras para a rede autorizada de concessionárias -, das 22 marcas, por sua vez, mostram queda de 18,5% em abril último em relação ao mês anterior. Foram 7.639 unidades conta 9.378 veículos em março.
Na comparação com igual período de 2009, em abril último as 22 marcas, também no atacado, anotaram crescimento de 213,5%. Foram 7.639 unidades do mês passado contra 2.437 veículos em igual período de 2009.
No primeiro quadrimestre de 2010, os dados de vendas no atacado das 22 marcas mostram ainda que a alta foi de 199,1% O acumulado de janeiro a abril de 2010 registra 29.217 unidades contra os 9.767 veículos do primeiro quadrimestre de 2009.
Ao considerar somente as 14 marcas associadas em abril de 2009 ante os resultados de abril deste ano, os dados de vendas no atacado apresentam aumento de 168,2%. Foram comercializadas 6.537 unidades, em abril deste ano, contra 2.437 veículos de abril de 2009.
E finalmente, ao considerar também somente as 14 marcas associadas no primeiro quadrimestre de 2009, os dados de vendas no atacado mostram que houve aumento de 157,2%. Foram vendidas 25.124 unidades, nos primeiros quatro meses de 2010, ante os 9.767 veículos de igual período do ano passado.