Versão 2010 da Flexpedition Chevrolet faz um passeio pela GM do Futuro

A versão 2010 da Flexpedition Chevrolet é totalmente inovadora e fará, literalmente, uma ‘viagem’ pela GM do futuro. A largada ocorrerá na próxima terça-feira (26/01/2010) – partindo da sede da matriz em São Caetano do Sul (Região do ABCD paulista) -, quando a General Motors e a marca completarão 85 anos de atividades no Brasil. Este evento será a atividade inicial como ‘carro-chefe’ das comemorações desta data especial, que se estenderão no decorrer do ano inteiro.

“A maior prova de que a GM do Brasil é a GM do Futuro é o fato que vamos investir R$ 5 bilhões no Brasil até 2012. Tudo isso respeitando o meio-ambiente, investindo nas pessoas, apoiando as comunidades e sempre buscando o desenvolvimento sustentável”, destaca Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul.

José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, acrescenta que “a empresa permanece com sua estratégia permanente de investir em tecnologia, ampliando a produção e a renovação da linha de produtos Chevrolet. Nos últimos 85 anos, a GM e a Chevrolet conquistaram a confiança dos brasileiros, tornando-se modelo para as outras unidades da GM no mundo. Hoje, no Brasil, a Chevrolet tem mais de 550 concessionárias por todo o País e oferece a maior linha de veículos 100% flex”.

‘Passeio’ pela GM do Futuro

A Chevrolet Flexpedition 2010 tem como objetivo mostrar, na prática, aos jornalistas expedicionários – serão 16, de diferentes regiões do País, em cada etapa -, todas as ações e projetos que a GM faz no ‘dia-a-dia’, sempre com a preocupação de que elas estejam voltadas para o conceito da sustentabilidade.

“Ao promovermos este passeio pela GM do futuro, queremos mostrar tudo aquilo que nós fazemos para garantir o futuro do planeta, por um mundo melhor. Desta vez a expedição será literalmente por dentro da GM, conhecendo ações e projetos que fazem parte do cotidiano de nossa produção industrial e desenvolvimento tecnológico e que demonstram nosso compromisso com a sustentabilidade”, explica Claudio Eboli, diretor de facilidades da GM do Brasil.

A primeira etapa da Flexpedition Chevrolet será realizada no período compreendido entre a próxima segunda-feira (25/01/2010) e até a próxima quinta-feira (28/01/2010), incluindo como ponto de partida, em São Caetano do Sul, o novíssimo Centro Tecnológico, construído dentro do conceito de “green building”, e depois passará pelas áreas da produção, incluindo a estamparia (prensas) e a pintura. Nestes locais o expedicionário poderá ver de perto ações da empresa, por exemplo, como economia de água e energia elétrica e eliminação de desperdícios.

O expedicionário – em todas as etapas – também terá a oportunidade de participar de um curso promovido internamente pela GM, que ensina a se fazer um carro em ambiente que simula os processos do sistema global de manufatura da empresa.

Nesta primeira etapa ainda, ocorrerá a visita ao Campo de Provas da Cruz Alta – CPCA, o maior da América Latina, localizado em Indaiatuba, a 130 quilômetros da capital paulista, para onde os expedicionários se locomoverão conduzindo seis unidades do Agile, todos adesivados com o logo da expedição. Lá será possível ver de perto como ocorre o desenvolvimento tecnológico automotivo da GM, incluindo os laboratórios e pistas, sempre tendo como premissa fundamental o respeito ao meio ambiente e às pessoas.

As cinco etapas da Chevrolet Flexpedition 2010

Além da primeira etapa, que incluirá as unidades de São Caetano do Sul e Indaiatuba, a Chevrolet Flexpedition 2010 terá outras quatro etapas, nos próximos meses.

A segunda incluirá as unidades de São José dos Campos (Região do Vale do Paraíba, em São Paulo), Mogi das Cruzes e Sorocaba, ambas em São Paulo, onde também existem muitos exemplos de ações de sustentabilidade voltadas para o meio-ambiente.

A terceira etapa, por sua vez, partirá da matriz da empresa no Brasil, em São Caetano do Sul, até a cidade de Guaraqueçaba (PR), onde a GM mundial possui um projeto de preservação e conservação de matas virgens, Joinville, onde será construída uma nova fábrica de motores e cabeçotes, e Gravataí, a unidade fabril mais recente da GM do Brasil, que foi inaugurada em julho de 2000.

A quarta etapa incluirá uma viagem de Gravataí a Rosario, na Argentina, incluindo visitas às ações de sustentabilidade das duas unidades, e a quinta, igualmente, mas no sentido inverso, deslocamento de Rosario a Gravataí, e com visitas nas duas fábricas.