Volkswagen Brasil tem energia 100% limpa

image

A Volkswagen é abastecida no Brasil com energia elétrica 100% limpa, provinda de hidrelétricas. A exigência partiu da montadora ao renegociar seus contratos de compra de energia elétrica no País, que completa um ano.

Fontes de energia são consideradas limpas quando sua produção não envolve queima de combustíveis, como carvão ou gás, o que provoca emissão de CO2. Nas hidrelétricas, a energia é gerada pela pressão da queda d’água, que move as turbinas.

“A decisão de abastecer as fábricas da Volkswagen do Brasil com energia elétrica 100% limpa é uma iniciativa inovadora e que demonstra o compromisso da empresa com a sustentabilidade ambiental. Com essa ação, já registramos um ganho ambiental significativo”, afirmou o diretor de engenharia de manufatura, Celso Placeres.

Segundo a empresa, o impacto positivo dos contratos – que completaram seu primeiro ano -, equivalem ao plantio de mais de 166 mil árvores entre 2016 a 2018.

Além de comprar energia elétrica 100% limpa, a Volkswagen tem sua própria central hidrelétrica, a PCH Anhanguera (pequena central hidrelétrica), localizada no rio Sapucaí, afluente do rio Grande entre as cidades de São Joaquim da Barra e Guará (SP), com capacidade para gerar cerca de 18% da energia consumida pela montadora. Ela é resultado de uma parceria entre a Volkswagen, a Seband e a Pleuston. Possui três turbinas com potência instalada de 22,68 MW, com capacidade para gerar aproximadamente 100 mil MWh/ano, o suficiente para abastecer 85% uma cidade com 50 mil habitantes. Desde quando foi inaugurada, em março de 2010 e até o fechamento de 2016, a PCH gerou um total de 513.036,33 MWh.