Volkswagen incentiva sustentabilidade

ViewImage (1)

 

A Volkswagen do Brasil intensifica ações ambientalmente corretas em suas fábricas, ao mesmo tempo em que incentiva os colaboradores a serem sustentáveis no trabalho e em casa. Para engajá-los, a empresa utiliza seus canais de comunicação interna, disseminando a campanha “Think Blue. Factory. + House.”, que atualmente divulga reportagens sobre a necessidade de economizar energia elétrica, reconhecendo também ações realizadas nas fábricas e iniciativas dos colaboradores em suas residências. A campanha, que é promovida junto ao público interno desde abril, já abordou economia de água e prevê outros temas, como reciclagem de resíduos.

A campanha “Think Blue. Factory. + House.” é inspirada no conceito global “Think Blue.”, da Volkswagen, que estimula a criação de soluções e veículos ecologicamente corretos, tornando a mobilidade mais eficiente, sustentável e acessível, além de incentivar a conscientização da sociedade. Parte do conceito “Think Blue.”, o “Think Blue. Factory.” é aplicado ao processo produtivo e estabelece uma meta: até 2018, todas as fábricas da Volkswagen no mundo terão de reduzir em 25% o consumo de água e energias, a geração de resíduos, as emissões de CO2 e de solventes, em comparação com 2010.

Com a nova campanha “Think Blue. Factory. + House.”, a Volkswagen do Brasil também leva o incentivo à sustentabilidade para o dia a dia dos colaboradores. “A Volkswagen do Brasil reconhece que é fundamental conscientizar seus colaboradores, para que eles pensem e ajam de maneira sustentável sempre. No trabalho, o engajamento dos times tem resultado em ideias criativas e mudanças de atitude que já proporcionaram economia considerável de recursos, entre os quais energia elétrica. Mas também queremos que eles levem essa atitude sustentável para casa, influenciando a sociedade e contribuindo com o planeta”, afirma o diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil, Celso Placeres.

Diversas ações de economia de energia realizadas nas fábricas têm inspirado os colaboradores em casa. Exemplo é o preparador de carrocerias Fabiano Pereira Ribeiro, da unidade de São José dos Pinhais (PR), que é síndico do prédio onde mora. Ele promoveu mudanças que fizeram o valor da conta de luz do prédio cair pela metade: substituiu lâmpadas convencionais por led e implantou desligamento automático das luzes da garagem. A iluminação natural foi privilegiada e as paredes receberam cores claras. Ainda instalou sensores próximos às janelas: a luz só acende quando esses aparelhos detectam presença de alguém no escuro, entre outras ações. “Algumas iniciativas são com base em ações que desenvolvemos na fábrica”, afirmou Ribeiro.