Volkswagen investe em programa social

image

A Volkswagen do Brasil está patrocinando o programa social Geração Empreendedora, que tem o intuito de capacitar jovens, de 18 a 35 anos de baixa renda, que desejam iniciar um empreendimento ou querem expandir seus negócios atuais. O projeto, realizado em conjunto com o Governo do Estado do Paraná, visa desenvolver competências empreendedoras e de gestão de negócios e ampliar o acesso a conhecimento, redes de contato, mercado e crédito. O objetivo é valorizar iniciativas inovadoras envolvendo tecnologia e formar esses jovens para alcançar sucesso no mercado e fomentar o desenvolvimento econômico nas comunidades onde estão inseridos.

 A primeira etapa está sendo lançada neste mês com o início dos treinamentos online inteiramente gratuitos. Até dezembro deste ano, serão escolhidos os projetos de destaque em três categorias diferentes para receber a premiação de R$ 7 mil reais cada no “Geração Empreendedora – Desafio Paraná”. O apoio da Volkswagen do Brasil ao projeto social Geração Empreendedora garante a viabilidade de todo o programa, desde a contratação da ONG Aliança Empreendedora responsável pelo desenvolvimento do treinamento, a construção da plataforma digital, o recrutamento de mentores parceiros, as ferramentas para a formação dos jovens microempreendedores, os recursos necessários para os encontros presenciais e a premiação dos finalistas.

 A área de Sustentabilidade & Autovisão da Volkswagen é a responsável por acompanhar cada passo da implementação do projeto e realizar a prestação de contas ao Governo do Paraná. Os jovens empreendedores passarão por um intenso programa de capacitação desenvolvido pela Aliança Empreendedora com o objetivo de integrar teoria e prática, com aulas online, intercaladas com respostas a diferentes desafios, para que os jovens testem seus conhecimentos e já construam o modelo de negócio. Na etapa seguinte, que vai até 14 de outubro, os participantes poderão se inscrever no “Geração Empreendedora – Desafio Paraná” para concorrer ao prêmio final.

 Podem se inscrever jovens que querem iniciar ou que já estão empreendendo um negócio, que tenham entre 18 e 35 anos e residam no Paraná. Os jovens deverão acessar o site www.desafioparana.com.br e assistir ao curso online “Empreender Modo On”. Eles terão acesso aos conteúdos de empreendedorismo divididos em temáticas como planejamento, desenvolvimento do negócio, construção de protótipos, entre outros, com o intuito de oportunizar que o jovem se reconheça como empreendedor e oferecer perspectivas e conhecimentos fundamentais para uma carreira empreendedora.

 Após cumprida esta etapa, os jovens poderão fazer a inscrição sem custo algum, até 14 de outubro, para participar do desafio. Serão três categorias: ideia de negócio (microempreendimento ou ideia com até 6 meses de existência), negócio (mínimo de 6 meses de existência) e negócio com impacto social (mínimo de 6 meses de existência e com algum tipo de impacto social).

Os projetos serão avaliados e os 120 melhores serão convidados a participar das próximas etapas que incluem encontros regionais presenciais, capacitações técnicas e apresentação do negócio.

 Na última etapa serão escolhidos, primeiramente, 30 finalistas para concorrer ao prêmio de R$ 7 mil reais em cada uma das três categorias. Desses, três serão premiados no “Geração Empreendedora – Desafio Paraná”, que acontecerá em dezembro deste ano, no Palácio do Governo.