VW confirma up! com motor turbo

Fabrica VW

Com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alkmin e do presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels, a marca alemã anunciou um investimento de R$ 460 milhões em sua fábrica de motores, em São Carlos (SP), até 2018.
O aporte tem como foco o início de produção no Brasil de uma tecnologia global para motores, a TSI, que agrega ao motor um desempenho extraordinário a um baixo consumo de combustível.
Presente na linha de importados como Golf, Tiguan, Passat, Jetta e CC, o primeiro modelo nacional a receber a tecnologia TSI será o up!, com um diferencial: o motor será Total Flex. Com isso, o modelo passa a ser o primeiro um litro turbo com tecnologia flexível produzido no Brasil a contar com essa inovação.
O motor 1.0l TSI Total Flex é o propulsor com a melhor eficiência energética da Volkswagen no mercado brasileiro e é considerado o estado da arte em motores a combustão interna. Ele faz parte da nova geração de motores EA211, que, além do TSI, conta com as versões 1.0l de três cilindros e a 1.6l de quatro cilindros, presentes em modelos como o up!, Fox, Gol Rallye e Saveiro Cross.
Com a tecnologia TSI, a potência do motor um litro, de três cilindros com turbocompressor, saltou de 82 cv para 105 cv, abastecidos com etanol. Com gasolina, o novo motor TSI atinge 101 cv de potência máxima. O torque do TSI é: 165 Nm (16,8 kgfm), abastecido com etanol ou gasolina.