VW Polo e A3 ganham titulo de Carro do Ano na Europa


O Volkswagen Polo e o Audi A3 TDi Clean Diesel, foram os grandes vencedores de 2010 na eleição do Carro Europeu do Ano e o Carro Ecológico do Ano. O Carro Europeu do Ano é organizado por sete revistas do Velho Mundo (Auto, Auto Car, Autopista, Autovisie, L’Automobile Magazine, Vibilagare e Stern) e, neste ano, contou com um corpo de jurados formado por 59 jornalistas representando 29 países.

O VW Polo vencedor recebeu 347 pontos, seguido do Toyota iQ, com 337, e do novo Opel Astra, com 221 pontos. Já o Carro Ecológico do Ano, o “Green Card of The Year”, é um evento organizado por uma revista americana, a Green Card Oficial, fundada em 1922 e focada em veículos que utilizam energias e tecnologias ecologicamente corretas.

Dos onze jurados do Carro Ecológico do Ano, destaque para o ex-piloto de Fórmula-1 e Fórmula-Indy, Mário Andretti; Jean-Michel Cousteau (Ocean Futures Society) e Christopher Flavin (World Watch Institute).

Tanto o Polo quanto o A3 usam os turbocompressores da BorgWarner. No VW Polo o turbocompressor é  um VTG (turbina de geometria variável), com velas aquecedoras  Beru, módulos de controle, componentes do sistema de sincronização e válvulas de três vias. No A3 TDi Clean Diesel, também usa turbina de geometria variável, velas aquecedoras com sensores de pressão, módulos de controles do processo de combustão, controle DualTronic e módulos de embreagem dupla.